• Carregando...
Sessão que aprovou as emendas ao Orçamento praticamente não teve discussão entre os vereadores | Andressa Katriny/Câmara Municipal de Curitiba
Sessão que aprovou as emendas ao Orçamento praticamente não teve discussão entre os vereadores| Foto: Andressa Katriny/Câmara Municipal de Curitiba

Inauguração de creche interrompe sessão da Câmara

Às 10 horas desta terça-feira (11), os vereadores interromperam a sessão para participar da inauguração do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Nely Almeida, no bairro Rebouças. O nome do centro de educação infantil é uma homenagem a Nely Almeida, vereadora que faleceu no último dia 30 de outubro.CMEI faz homenagem póstuma à jornalista Juril Carnasciali

A Prefeitura inaugura na tarde desta terça-feira, no Tatuquara, em Curitiba, o CMEI Jornalista Juril Carnasciali. O nome da creche é uma homenagem a Juril, que faleceu no último dia 28 de junho em decorrência de problemas cardíacos.

Juril trabalhou durante mais de 50 anos na Gazeta do Povo, na maior parte do tempo como colunista social. Filha de um dos pioneiros do jornal, o jurista, professor, jornalista e editor Oscar Joseph de Plácido e Silva, ela foi a primeira jornalista mulher na redação.

Ela também trabalhou na Editora Guaíra, fundada por Plácido e Silva, e como professora na extinta Escola Técnica de Comércio "De Plácido e Silva". Sobre o pai, escreveu o livro "De Plácido e Silva, o Iluminado", uma biografia publicada pela Editora Oficina de Letras, em 2000.

Em cerca de uma hora e 30 minutos, os vereadores de Curitiba votaram 618 emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), em sessão realizada na manhã desta terça-feira (11). Depois de suspenderem a sessão por uma hora, para a participação da inauguração de uma creche no Rebouças, os parlamentares votaram as emendas. O orçamento precisa ser sancionado até 20 de dezembro pelo atual prefeito, Luciano Ducci (PSB).

Os parlamentares começaram a votação a partir das propostas dos vereadores, já que a peça orçamentária – proposta enviada pelo Executivo à Câmara – já tinha sido aprovada na sessão desta segunda-feira (10), antes de haver o adiamento do debate para esta terça (11).

Em uma sessão praticamente sem discussão, por volta das 12h30, todas as emendas já tinham sido aprovadas, em primeira discussão. O nome dos vereadores e as respectivas emendas apresentadas foram lidos e, sem haver manifestações dos parlamentares, foram imediatamente aprovadas. As propostas precisam ser apreciadas em segunda discussão, o que está marcado para ocorrer nesta quarta-feira (12), antes de seguir à sanção do prefeito.

As emendas foram reunidas em blocos - o que, na prática, significou apenas cumprir a formalidade de ler as propostas em plenário. A vereadora Professora Josete (PT) criticou a maneira como ocorreu a votação. "É bem complicado como foi votado, as coisas ficaram um pouco atropeladas. Esperamos que na próxima gestão tenhamos técnicos acompanhando a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização constantemente, além de os próprios vereadores terem maior conhecimento sobre o orçamento".

Destaques de emendas

Entre os destaques das emendas apresentadas pelos vereadores está a modificação da peça orçamentária, que tinha equívocos na previsão de recursos nas áreas de Saúde e Educação. Segundo Josete, havia diferenças entre responsabilidades assumidas no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na a Lei Orçamentária.

"Havia a previsão da construção de seis novas unidades de saúde e recursos previstos para erguer apenas uma e meia. Nos centros de educação, a intenção colocada no PPA era construir 10, mas havia recursos apenas para dois prédios", relatou a vereadora.

O orçamento

A LOA do próximo ano prevê que a administração da Capital terá à disposição R$ 5,9 bilhões. As propostas apresentadas pelos vereadores - que, inicialmente, seriam avaliadas nesta segunda (10) - servem para indicar gastos, alterar itens e até substituir artigos da LOA.

A sanção da LOA de 2013 deve acontecer até o dia 20 de dezembro, quando se encerram os trabalhos na Câmara Municipal de Curitiba neste ano. A data é prevista na Lei Orgânica do Município.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]