• Carregando...
Miriam Belchior, ministra do Planejamento | Valter Campanato/ABr
Miriam Belchior, ministra do Planejamento| Foto: Valter Campanato/ABr
  • José Genoino (PT-SP)

Com o adiamento da votação do Orçamento de 2013, por parte do Congresso, a ministra Miriam Belchior (Planejamento, foto) anunciou ontem a publicação de uma Medida Provisória (MP) que prevê a liberação de crédito extraordinário de R$ 42,5 bilhões. A proposta será dividida em duas partes. A primeira prevê o crédito extraordinário de R$ 700 milhões destinados aos 18 projetos de lei com créditos suplementares que deixaram de ser votados pelos parlamentares referentes ao ano de 2012. A segunda parte trata dos investimentos do governo federal. Questionada se as medidas poderiam ser contestadas na Justiça, a ministra disse que o governo está confortável com a decisão.

A vaga de Genoino

O deputado Carlinhos Almeida (PT-SP) apresentou ontem a carta de renúncia ao mandato, abrindo caminho para a posse, na próxima semana, do suplente José Genoino (PT-SP, foto 2). Ex-presidente do PT, Genoino foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão por corrupção ativa e formação de quadrilha com pena de seis anos e 11 meses, em regime semiaberto. Ele engrossará o grupo de condenados no julgamento do mensalão com mandato de deputado, formado por Valdemar Costa Neto (PR-SP), João Paulo Cunha (PT-SP) e Pedro Henry (PP-MT). Carlinhos Almeida assumirá no dia 1º de janeiro de 2013 o mandato de prefeito de São José dos Campos. Assim como Almeida, outros 25 deputados que foram eleitos prefeitos nas eleições de outubro passado entregaram carta de renúncia na secretaria da Câmara.

Almoço disputado

O candidato à presidência da Câmara de Curitiba Paulo Salamuni (PV) participou ontem de um almoço com o prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) e 18 vereadores da próxima legislatura, além de representantes de diversos parlamentares. Segundo alguns presentes, o assunto do almoço foi o futuro da Câmara e a relação com a prefeitura, e não a eleição para a direção da Casa. Entretanto, o alto número de presentes mostrou que Salamuni está próximo de conquistar seu objetivo.

Regimento

Apesar da vantagem de Salamuni, o vereador Tico Kuzma (PSB) faz um alerta: o regimento interno da Casa prevê que a maior bancada deve ficar com a presidência. De acordo com ele, o PSB tem conversado com o PSC, o PSDB e com alguns partidos menores, visando montar um "blocão" para disputar a Mesa Executiva. Juntos, PSB e PSC teriam dez vereadores – mais do que os oito do PT-PDT-PV. O relator do projeto do novo regimento foi justamente Salamuni.

Mandato cassado

Faltando quatro dias para entregar o cargo ao sucessor, a prefeita Jacira Quirino Alves (PMDB), de Maripá, no Oeste do estado, teve o mandato cassado ontem por improbidade administrativa. A cassação foi recomendada por uma Comissão Processante que investigou denúncias de que Jacira emplacou carros oficiais com os números de seu partido e letras que lembravam as iniciais de seu nome. Jacira tentou reeleição nas eleições deste ano, mas acabou derrotada por Anderson Bento Maria (PPS).

Pinga-fogo

"O dia em que falarem para vocês que é raio, gargalhem. Cai raio todo dia nesse país. Raio não pode desligar o sistema, se desligou é falha humana"

Dilma Rousseff, sobre apagões de energia elétrica.

Colaboraram: Chico Marés e Luiz Carlos da Cruz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]