Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
RDC

Senado flexibiliza regras de licitações para obras do PAC

Oposição anunciou que pretende entrar com uma ação direta de inconstitucional (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Regime Diferenciado de Contratações

O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) medida provisória que amplia o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), adotado inicialmente somente para as obras da Copa do Mundo, também para o programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que é o carro-chefe do governo Dilma. Esse artigo foi incluído no projeto durante tramitação na Câmara dos Deputados. Como houve mudanças no texto, que se transformou em Projeto de Lei de Conversão, a matéria segue para sanção da presidente da República.

A oposição pretende entrar com uma ação direta de inconstitucional (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Regime Diferenciado de Contratações. Para senadores do PSDB, DEM e PSOL, o RDC facilita o desvio de verbas públicas ao flexibilizar as regras para licitações. Já o governo argumenta que a medida permite fazer em tempo hábil obras como estádios e aeroportos.

"Amanhã governadores e prefeitos vão querer incluir suas obras no PAC para ter o RDC", disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG). "O problema do PAC não é de contratação. O problema é de gestão e planejamento. O governo vai estimular, com o RDC, a prática do ilícito", afirmou o líder do DEM, senador José Agripino (RN).

A oposição também criticou o fato de a medida provisória tratar de uma gama variada de assuntos que nada tem a ver com o tema principal, no caso, a autorização para a Eletrobrás adquirir participação na Companhia de Energia de Goiás (Celg). São os chamados "contrabandos".

"Essa medida provisória, de três artigos, passa a mais de trinta. Parece-me uma medida provisória igual a unha, igual a cabelo, que regenera, que vai crescendo na medida em que tramita no Congresso Nacional", disse o senador Pedro Taques (PDT-MT).

Além do RDC, a medida provisória concede incentivos fiscais para a indústria automobilística, universidades privadas e portos. Emendas aprovadas na Câmara introduziram no texto o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior, para permitir a conversão de dívidas com a Receita Federal em bolsas de estudo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.