• Carregando...
Senador Paulo Bauer (PSDB-SC) diz que projeto evitaria perpetuação de uma pessoa ou grupo no poder. | Geraldo Magela/Agência Senado
Senador Paulo Bauer (PSDB-SC) diz que projeto evitaria perpetuação de uma pessoa ou grupo no poder.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) apresentou um projeto que proíbe uma nova eleição de candidatos que já tenham exercido por duas vezes mandato de chefe de Poder Executivo.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 41/2016 atingiria os cargos de prefeito, governador e presidente da República.

Lula perde unanimidade entre partidos de centro-esquerda para 2018

Leia a matéria completa

A proibição deve ocorrer mesmo que os cargos tenham sido exercidos em estados ou municípios diferentes, de forma não consecutiva e ainda que em decorrência de sucessão ou substituição nos seis meses anteriores ao pleito.

A PEC afetaria, por exemplo, uma possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018. Ele foi presidente da República por dois mandatos. Fernando Henrique Cardoso também se tornaria inelegível.

Moro impulsionou impeachment de Dilma, diz Cardozo

Leia a matéria completa

Paulo Bauer argumenta que essa medida evitaria a perpetuação de uma mesma pessoa ou grupo no poder e que nos Estados Unidos o presidente da República só pode exercer dois mandatos, consecutivos ou não.

A PEC 41/2016 está aguardando designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]