• Carregando...
Afif: vice-governador de São Paulo é cotado para assumir o comando do novo ministério | Walter Alves/Arquivo/ Gazeta do Povo
Afif: vice-governador de São Paulo é cotado para assumir o comando do novo ministério| Foto: Walter Alves/Arquivo/ Gazeta do Povo

Sob protestos da oposição, o Senado aprovou ontem a criação de um novo ministério no governo de Dilma Rousseff: a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A pasta será a 39.ª do governo, com impacto de R$ 7,9 milhões no Orçamento da União deste ano. Como já foi aprovado pela Câmara, o projeto segue agora para sanção da presidente.

A criação da secretaria, que tem status de ministério, abre caminho para Dilma acomodar o recém-aliado PSD no governo.

Entre os nomes cotados para assumir a pasta está o do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD). Segundo aliados de Dilma, o ingresso formal da nova sigla no governo amplia o apoio à reeleição da petista em 2014.

A criação do ministério foi aprovada de forma simbólica pelo plenário do Senado, quando não há o registro do voto no painel eletrônico. Havia cerca de 15 senadores presentes na sessão no momento da aprovação.

Aécio Neves

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), apontado como provável adversário de Dilma na disputa pela Presidência em 2014, disse que o objetivo da criação da pasta é acomodar aliados do PT na "lógica da reeleição" adotada por Dilma. "Que a cooptação de aliados se dê pelo convencimento, e não do dinheiro público", criticou. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) acusou o governo de fazer "balcão de negócios" para ampliar o tempo do PT nos programas eleitorais no rádio e na TV.

Em defesa da criação do ministério, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) disse que o objetivo do governo é priorizar as micros e pequenas empresas do país, como vem fazendo desde a gestão do ex-presidente Lula. "Se fizemos tudo isso sem uma dedicação exclusiva e sem uma prioridade exclusiva da micro e pequena empresa, imagine com a criação de um ministério", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]