• Carregando...
Confira a pesquisa |
Confira a pesquisa| Foto:

A pesquisa do Datafolha sobre as intenções de votos para presidente da República divulgada ontem mostra empate técnico entre os principais candidatos à Presidência. José Serra (PSDB) tem 39% das intenções de voto, contra 38% de Dilma Rousseff (PT). Marina Silva (PV) aparece com 10% das preferências. Numa simulação de segundo turno, Serra e Dilma empatam tecnicamente: 47% para o tucano contra 45% da petista.É a primeira pesquisa após as convenções que oficializaram as candidaturas. No levantamento anterior do Datafolha, nos dias 20 e 21 de maio, o tucano e a petista também estavam empatados, cada um com 37%. Marina tinha 12% na ocasião.

A oposição comemorou a pesquisa. Depois de uma semana difícil, em que o PSDB teve de administrar uma crise com seu principal aliado, o DEM, por causa da escolha do vice de Serra, a pequena vantagem do tucano sobre a candidata do governo dá novo ânimo aos oposicionistas.

Para o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), o resultado não o surpreendeu. Pelo contrário, era o esperado e batem com os números de pesquisas internas do partido que sinalizam a retomada da dianteira por parte de Serra. Ele admite, contudo, que a eleição deverá ser dura.

Para o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o resultado do Datafolha está dentro do previsto pela campanha, com um empate entre Dilma e Serra no início de julho. A estratégia do PT é reforçar a imagem de Dilma ao lado do presidente Lula. O partido aposta no horário eleitoral gratuito para que ela assuma a liderança da disputa.

Análise

Após a última rodada de pesquisas eleitorais, cientistas políticos avaliam que José Serra perdeu força antes do esperado, mas o bom desempenho de Dilma Rousseff não será suficiente para decidir a eleição no primeiro turno. Para o diretor do Eurasia Group para a América Latina, Christopher Garman, e o professor do Insper, Carlos Melo, alguns fatores, como o crescimento do país, que deve chegar a 7,3% neste ano, segundo o Banco Central, e o início da campanha na tevê, devem consolidar a dianteira de Dilma e levá-la a vencer o primeiro turno com uma margem de cinco a dez pontos porcentuais de vantagem sobre Serra, sem contudo alcançar a maioria absoluta dos votos. "O empate técnico na pesquisa Datafolha divulgada hoje [ontem] dá um alento aos tucanos na atual conjuntura", comentou Melo.

Garman e Melo ponderam que em junho a exposição no programa eleitoral do PSDB e a inserção em comerciais de partidos aliados deveriam ter levado José Serra a registrar uma vantagem expressiva sobre Dilma Rousseff, o que não ocorreu. "A coordenação da campanha de Serra gostaria de ter visto a abertura de seis a oito pontos porcentuais de dianteira sobre Dilma. Mas, como isso não aconteceu e Dilma assumiu a primeira posição nas pesquisas realizadas pelo Ibope e Vox Populi, surgiu uma frustração na candidatura do tucano", disse o diretor do Eurasia Group. Os levantamentos realizados pelo Ibope e Vox Populi em ju­­­nho revelaram que a candidata do PT atingiu 40% e Serra 35%.

Pesquisas

Vox Populi: a pesquisa ouviu entre os dias 24 e 26 de junho 2010 3 mil pessoas. A margem de erro é de 1,8 ponto porcentual para mais ou para menos. O levantamento foi registro no TSE com o número 16.944/2010.

CNI/Ibope: a pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios, entre os dias 18 e 19 de junho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE com o número 16.292/2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]