• Carregando...

Diante da falta de acordo para a composição da Executiva Nacional do PSDB, aliados do ex-governador de São Paulo José Serra ameaçam boicotar a convenção do partido, no sábado, em Brasília. A disputa pelo controle da direção da legenda evidencia o clima já acirrado entre os tucanos na tentativa de influenciar os rumos da sigla na eleição presidencial de 2014.

Com o apoio do governador Geraldo Alckmin e da bancada paulista do PSDB, os serristas querem indicar Serra para a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV) – órgão de estudos políticos do partido. O grupo tem pressionado a direção partidária, inclusive com a possibilidade de questionar a convenção na Justiça.

Ontem, o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), encontrou Alckmin para discutir a composição da nova direção partidária. Depois, esteve com representantes da bancada paulista, que pediu a Guerra maior participação de São Paulo na Executiva e a indicação de Serra para o ITV. Mas a vaga já foi prometida ao ex-senador Tasso Jereissati, apoiado pela maioria dos senadores e, em especial, por Aécio Neves (MG). Aé­­­cio e Serra disputam desde já a vaga do partido para a disputa presidencial de 2014 e cada um tenta con­­­­quistar o maior número possível de postos estratégicos no partido.

Em razão da falta de acordo, parlamentares ligados a Serra dizem que não vão participar da convenção se não houver acordo. Ontem, lideranças do Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo e Bahia, que também defendem Serra no ITV e querem maior participação dos estados na Exe­­­cutiva, en­­­­­­traram em contato com a direção do PSDB paulista para dizer que acompanham o pleito de São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]