• Carregando...

Servidores públicos protestam contra fim do ICS em frente à prefeitura

Cerca de 150 pessoas fizeram uma manifestação em frente à Prefeitura de Curitiba, na tarde desta terça-feira (28), na data em que é comemorado o Dia do Servidor Público. Os manifestantes usaram faixas, cartazes e apitos para lembrar a situação em que está o Instituto Curitiba Saúde (ICS). Uma ação do Ministério Público Estadual (MP) contesta a existência do ICS. Os servidores fizeram a manifestação para cobrar uma solução por parte da prefeitura, antes que saía a decisão do juiz que analisa o caso

Leia a matéria completa

Dirigentes sindicais de diversas categorias se concentraram na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico de Curitiba, na manhã desta terça-feira (28). O encontro começou por volta das 8 horas. O objetivo foi celebrar, protestando, o Dia do Servidor Público. As principais reivindicações dos trabalhadores foram aprovadas em uma pauta conjunta, pelo Fórum dos Servidores Públicos do Paraná, e foram apresentadas no final da manhã ao governador em exercício Orlando Pessuti e à Regina Gubert, secretária da Administração e da Previdência em exercício.

O grupo, estimado pelos organizadores em 120 pessoas, não realizou passeatas ou grandes manifestações durante esta terça-feira; apenas mostrou que está mobilizado. "O resultado foi positivo. Avançamos na discussão da promoção", afirmou Heitor Raymundo, diretor do Sindicato Estadual dos Servidores da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins (Sindi/Seab).

Segundo Raymundo, há três principais pontos de reivindicação dos servidores, que foram apresentados ao governo do Estado. O primeiro diz respeito a promoções. "Os agentes de apoio e execução do quadro próprio do poder executivo tiveram a promoção garantida para dezembro de 2007, mas até hoje não receberam", diz. "Pior que isso, o governo deu promoção apenas para os agentes profissionais, o que criou uma divisão entre os servidores", reclama.

Outra reclamação dos funcionários públicos é com relação aos chamados servidores desenquadrados. "Pedimos uma solução para a situação dos funcionários que ingressam na carreira com determinada função e salário, mas que quando mudam de função por se aperfeiçoar, continuam recebendo os mesmos vencimentos". O diretor do sindicato não soube dizer quantos servidores estão nesta situação, mas afirma que a prática é comum.

O terceiro principal item da pauta está relacionado aos salários. "Todos sabem que o salário dos servidores públicos não é muito alto, mas que esse baixo valor é compensado com uma série de gratificações", explica. "O problema é que, quando há reajuste, o índice de aumento só incide sobre o salário, não sobre as gratificações, que permanecem congeladas", afirma. "Queremos salário, não penduricalho".

À tarde os servidores foram até a Assembléia Legislativa do Paraná, onde usaram tribuna para apresentar suas reivindicações aos deputados estaduais. "A mobilização terminou às 16h, com a avaliação das negociações, que foi positiva", afirma Raymundo.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) disse que não irá comentar as reivindicações por enquanto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]