• Carregando...
O porcentual foi aprovado em junho pela Assembleia Legislativa, em meio a protestos dos servidores. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
O porcentual foi aprovado em junho pela Assembleia Legislativa, em meio a protestos dos servidores.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O governo do Paraná pagou nesta sexta-feira (30) o salário do funcionalismo público já com o reajuste de 3,45% incorporado à folha. A estimativa é que o impacto financeiro seja de R$ 190 milhões até o fim do ano.

O porcentual foi aprovado em junho pela Assembleia Legislativa, em meio a protestos dos servidores. Os 3,45% definidos pelo governo são referentes à inflação de maio a dezembro de 2014. Já a inflação deste ano será zerada em janeiro de 2016.

Por sua vez, as perdas inflacionárias de 2016 serão pagas em janeiro de 2017 – quando os servidores também ganharão um adicional de 1%. Além disso, a reposição do IPCA de janeiro a abril de 2017 será paga em 1.º de maio daquele ano – quando a data-base do funcionalismo voltará a ser em maio e não mais em janeiro.

Toda essa engenharia foi feita pelo Executivo sob a justificativa que não havia caixa para bancar um reajuste de 8,17%, que correspondia à inflação de maio de 2014 a abril deste ano, conforme a data-base prevista até então pela legislação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]