• Carregando...
Congresso tenta acelerar discursos para que a sessão de votação não seja muito tarde no domingo. | /Lula Marques/Agência PT
Congresso tenta acelerar discursos para que a sessão de votação não seja muito tarde no domingo.| Foto: /Lula Marques/Agência PT

A primeira fase de debates pelo plenário da Câmara dos Deputados sobre o impeachment completou 24 horas, sem interrupção, às 8h55 deste sábado (16). Na atual etapa, ocorrem os posicionamentos de lideranças dos 25 partidos com representação na Casa. Dezessete legendas se posicionaram até agora, faltam oito (cada sigla tem direito a uma hora na tribuna).

A segunda fase, prevista para começar às 11 horas, é reservada para as falas individuais dos deputados – 249 estão inscritos para falar dez minutos cada. Se for respeitado o acordo de uma hora por partido, a nova etapa só deve começar por volta das 16 horas. Os atrasos jogariam a última e decisiva fase de votação, agendada inicialmente para as 14 horas deste domingo (17/4), para as 22 horas. O desfecho só ocorreria na madrugada de domingo para segunda-feira.

De acordo com informação da Agência Câmara, líderes da oposição vão tentar encurtar os discursos para garantir o início da votação para as 14 horas de domingo. O relator do processo, Jovair Arantes (PTB-GO), também tem feito apelos aos colegas para falar menos. A primeira fase de discussão pode ser formalmente encurtada com a aprovação de um requerimento de encerramento da sessão ou acordo entre líderes.

Acompanhe a sessão em tempo real

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]