• Carregando...

A Assembléia Legislativa vai realizar na próxima segunda-feira uma sessão solene para comemorar os 152 anos da Emancipação Política do Paraná. A comemoração será presidida pelo deputado Hermas Brandão (PSDB), com início marcado para as 17 horas. O evento está sendo organizado pelo Movimento Pró-Paraná, e a expectativa é que compareçam representantes do Poder Executivo e Judiciário, além de outras lideranças.

O historiador Sérgio Nadalin, professor da Universidade Federal do Paraná, será o orador oficial. Durante a sessão, o professor vai destacar os fatos que marcaram a vida e a sociedade paranaense até a emancipação política de São Paulo. No encerramento, o Movimento Pró-Paraná fará uma homenagem especial aos cidadãos que contribuíram para a projeção econômica, social e política do Estado. A sessão solene terá a participação do Coral Paraná e da Banda da Polícia Militar.

A lei que emancipou o Paraná de São Paulo foi publicada no dia 29 de agosto de 1853, sancionada pelo imperador Dom Pedro II. Na lei ficou estabelecido que Curitiba seria a capital da nova província. A Assembléia Legislativa foi instalada quase um ano depois – 15 de julho de 1854.

A atual legislatura da Assembléia legislativa foi responsável pela comemoração do sesquicentenário da emancipação política do Paraná, realizada em 2003. No ano passado, o Legislativo paranaense também comemorou os seus 150 anos de instalação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]