• Carregando...
“[Esse horário atual] mata completamente a tarde. O vereador tem que atender sua comunidade(...)”Caíque Ferrante (PRP), vereador; “Nosso temor é que esse novo horário prejudique as comissões permanentes da Casa, que já estão esvaziadas.”Professora Josete (PT), vereadora | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo e Elton Damásio/ Gazeta do Povo
“[Esse horário atual] mata completamente a tarde. O vereador tem que atender sua comunidade(...)”Caíque Ferrante (PRP), vereador; “Nosso temor é que esse novo horário prejudique as comissões permanentes da Casa, que já estão esvaziadas.”Professora Josete (PT), vereadora| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo e Elton Damásio/ Gazeta do Povo

Na telinha

Com mudança, reuniões poderão ser transmitidas ao vivo pela TV Sinal

A Câmara de Curitiba anunciou na última quarta-feira um convênio com a Assembleia Legislativa para o compartilhamento da TV Sinal entre os dois órgãos. A Câmara ficará com os horários da madrugada e da manhã, entre a meia-noite e o meio-dia, enquanto a tarde e a noite serão de responsabilidade da Assembleia. Nas manhãs de segunda, terça e quarta-feira, o canal deverá transmitir ao vivo as sessões da Câmara – já que está prevista a mudança no horário das reuniões. Nos outros dias, serão veiculados relatórios dos trabalhos realizados na Câmara.

Os custos da geração da imagem e da transmissão ficarão com a Assembleia, enquanto a Câmara arcará com o salário dos profissionais da produção e dos equipamentos. Por isso, será necessário um processo licitatório, que pode levar alguns meses para ser encerrado. Segundo o primeiro-secretário da Casa, vereador Celso Torquato (PSD), o plano é que a tevê entre no ar ainda neste ano.

A TV Câmara é uma reivindicação antiga da Casa. Desde 1999, o tema era discutido internamente. Entretanto, durante a gestão de João Cláudio Derosso (PSDB), a falta de recursos era apontada como um fator que impediria sua instalação.

A Câmara de Curitiba aprovou ontem, em primeiro turno, a mudança de horário das sessões no plenário da Casa. Atualmente, as reuniões ocorrem entre as 14h30 e as 17h30. Segundo o novo projeto, que modifica o regimento interno do Legislativo municipal, as sessões ocorrerão de manhã, das 9 h ao meio-dia. A proposta, de iniciativa de diversos vereadores, foi aprovada por 26 votos a 6. O projeto será votado em segundo turno hoje, e a mudança deve ocorrer já na próxima semana.

A mudança no horário das sessões já vinha sendo discutida na Câmara desde o início do ano. O principal argumento dos defensores da ideia é que as sessões se estendiam por muito tempo e inviabilizavam qualquer atividade à tarde.

"[Esse horário atual] mata completamente a tarde. O vereador tem que atender sua comunidade, discutir projetos com a prefeitura. O ideal é ter esse período da tarde liberado para que você possa fazer isso", defendeu o vereador Caíque Ferrante (PRP). Além disso, em algumas votações importantes, os vereadores chegam a ficar até a noite debatendo.

Para a oposição, entretanto, essa mudança de horário deve contribuir para o esvaziamento das sessões e das comissões. "Nosso temor é que esse novo horário prejudique as comissões permanentes da Casa, que já estão esvaziadas. Se você muda as sessões para a manhã, os vereadores podem não querer vir no período contrário para participar das comissões", afirmou a vereadora Professora Josete (PT), que votou contra a mudança de horário.

TV Câmara

A proposta da realização das sessões pela manhã ganhou força após a assinatura do convênio da Câmara com a Assembleia Legislativa para a implantação de uma TV Câmara. As duas casas dividiriam o mesmo canal. Como ambas realizam a reunião ordinária nos mesmos horários, haveria duas opções: mudar o horário da sessão da Câmara de Vereadores para transmiti-la ao vivo ou transmitir apenas a gravação da sessão.

O vereador Paulo Salamuni (PV) criticou a situação e afirmou que se trata de uma ligação oportunista. "Não devemos vincular o horário à TV Câmara e tampouco a outras questões menores dos vereadores. A mudança de horário deve ser estudada profundamente e nós propomos que isso seja visto na revisão do regimento interno", disse. A Câmara deve montar neste ano uma comissão para revisar seu regimento.

O que você acha que pesou mais para a decisão da Câmara Municipal mudar o horário das sessões: a transmissão ao vivo das sessões plenárias ou a possibilidade de deixar os vereadores com a tarde livre para fazerem campanha eleitoral? Comente no campo abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]