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RIO E SÃO PAULO - A preferência do eleitor pela pré-candidata do PT à Presi­­­dência, Dilma Rousseff, está crescendo em quase todas as regiões do país e grupos de eleitores, de acordo com pesquisa Datafolha deste fim de semana, cujos detalhes foram divulgados ontem. A pesquisa mostrou a petista empatada com o pré-candidato do PSDB, José Serra, em 37% das intenções de votos.

Dilma chegou a aumentar suas taxas de intenção de voto de 7 a 9 pontos, dependendo da região. No Sudeste, por exemplo, ela tem agora 33% contra 40% de Serra. Na pesquisa do mês anterior, no entanto, a diferença era de 19 pontos (26% ante 45%). Essa é a região com a maior porcentagem de eleitores (44%).

Nas demais regiões, Dilma está à frente ou tecnicamente empatada com Serra. Subiu nove pontos no Sul e está agora com 35%. O tucano tem 38%, empatado tecnicamente por conta da margem de erro de dois pontos porcentuais da pesquisa.

No Nordeste, onde Lula tem 85% de aprovação, Dilma teve alta de sete pontos e agora possui 44% das intenções de voto. Serra manteve os 33% de antes na única região onde não perdeu votos.

As regiões Norte e Centro-Oeste foram agrupadas pela pesquisa, com Dilma alcançando os 40% (alta de nove pontos) contra 34% de Serra (baixa de oito pontos).

Entre os eleitores mais pobres (51% do universo total dos que votam no país), com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (R$ 1.020), Dilma registrou alta de sete pontos porcentuais e subiu de 29% para 37%. Serra desceu de 42% para os mesmos 37% da adversária.

Entre as mulheres, Dilma segue atrás no quesito rejeição. Ela perde por 38% a 33% para Serra. Entre os homens, contudo, lidera: Serra tem 42% de rejeição e Dilma, 36%.

Pela primeira vez, Dilma abriu larga vantagem sobre Serra quando disputa voto entre os eleitores que aprovam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: 45% ante 32% do tucano. Em março, quando Lula tinha 76% de aprovação (mesma popularidade deste mês), Dilma e Serra registravam 36% cada um.

A pesquisa Datafolha, encomendada pela Folha de S.Paulo, foi realizada nos dias 20 e 21 de maio. O levantamento ouviu 2.660 entrevistados e foi registrado no Tribunal Superior Elei­­toral (TSE) sob o número 12044/2010.

Marina denunciada

A pré-candidata à Presidência Marina Silva (PV), que apareceu com 12% no Datafolha, foi de­­­nunciada no sábado pelo Ministério Público Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada.

Segundo a acusação apresentada ao TSE, Marina teria promovido sua candidatura no encontro do Instituto Democracia e Sustentabilidade, realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no último dia 11.

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, responsável pela denúncia, diz que a faixa contendo o rosto de Marina, ao lado da frase "Marina Silva é a cara do Brasil", caracteriza propaganda eleitoral subliminar. Segundo a denúncia, a frase "é uma clara mensagem no sentido de que a representada é a pessoa ideal para ocupar o cargo efetivo máximo deste país".

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