• Carregando...
Abraço amigo: senador e Gleisi debateram ontem, na capital, o Renda Básica | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Abraço amigo: senador e Gleisi debateram ontem, na capital, o Renda Básica| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

Depois da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, vir a Curitiba para reforçar a campanha de Gleisi Hoffmann (PT) à prefeitura da cidade, ontem foi a vez de outro quadro nacional do partido, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), participar da agenda da candidata. Ele veio debater seu projeto de renda básica de cidadania com a equipe do plano de governo de Gleisi. O próximo nome de peso do governo federal a desembarcar na campanha curitibana será o ministro da Justiça, Tarso Genro, dia 1º de setembro.

Suplicy chegou sexta-feira para participar de um debate sobre os 20 anos da Constituinte, na Universidade Positivo, e após o encontro participou de um jantar da campanha de Gleisi. Ontem pela manhã, assim como tem feito em outros municípios onde o PT concorre pelas prefeituras, veio incentivar as equipes de campanha a incluir no plano de governo o projeto de renda básica.

O projeto de Suplicy de Renda Básica de Cidadania já é lei, porém não foi implementado. Sancionada pelo presidente Lula, a Lei 10.835 diz que seria instituída, a partir de 2005, uma Renda Básica de Cidadania para todos os brasileiros residentes no país e estrangeiros que vivem há cinco anos aqui. Prevê ainda que a implementação seria feita em etapas e que todos os brasileiros, independentemente da origem, raça, sexo e condição econômica, receberiam um valor mensal. O valor do benefício deveria ser definido de acordo com as possibilidades orçamentárias.

De acordo com o senador, o Bolsa Família é um princípio da renda básica, mesmo sendo pago somente a famílias com renda mensal abaixo de R$ 100 por pessoa. "Assim como o Bolsa Família começou nos municípios, é possível que as prefeituras iniciem a experiência do Renda Básica de Cidadania, ainda mais que já é lei", diz Suplicy. Na opinião do senador, essa seria a única forma de erradicar a pobreza no país.

O programa de governo da candidata à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy (ex-mulher do senador), já contempla a proposta, prevendo ajuda do governo federal. Eduardo Suplicy participou do lançamento do plano de governo de Marta, há nove dias, e diz estar engajado na campanha dela.

Já o plano de governo do PT de Curitiba ainda não foi lançado oficialmente. Gleisi diz que ele será consolidado e publicado durante a campanha. "O plano está em fase de finalização e as propostas serão divulgadas nos programas de tevê", diz.

Um grupo da equipe do plano de governo vai estudar a inclusão do Renda Básica no texto final. Já é proposta da candidata a expansão do atendimento a 31 mil famílias cadastradas no Bolsa Família em Curitiba.

Reforma política

O senador Eduardo Suplicy ainda comentou alguns pontos que considera importantes na proposta de reforma política, que será apresentada nesta semana ao Congresso Nacional. Ele defende o financiamento público de campanha e, se for permitido algum tipo de doação, somente a ajuda de pessoas físicas. Também citou a necessidade da continuação da fidelidade partidária. "Se avaliar que não está contente com seu partido, é justo que não vá para outra legenda antes do fim do mandato", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]