O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), voltou a discutir com o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL) na sessão desta quarta-feira (16).

CARREGANDO :)

Depois de cobrar na terça-feira (15) explicações sobre a denúncia de que um ex-assessor de Renan recebeu salário da Casa enquanto passava uma temporada de estudos na Austrália, desta vez o tucano questionou a revelação feita pelo próprio peemedebista de que um senador teria mantido na estrutura do Senado um servidor que estava preso.

"Há um caso aqui - me permita não citar o nome do senador - de um servidor do Senado que foi preso, passou dois anos na cadeia, e recebeu, durante esses dois anos, salário do Senado", disse Renan na terça, ao argumentar que "não era dever dos senadores controlar frequência de funcionários".

Publicidade

Na sessão desta quarta, Virgílio quis saber o nome do senador. "Quero saber se o senador Renan vai revelar o nome do senador que manteve um presidiário no Senado. Espero que o senador revele o nome do senador sob pena de prevaricar das suas funções", afirmou Virgílio.

Diante da cobrança de Virgílio, Renan desconversou: "Esse assunto já foi superado. Não vou responder". Virgílio insistiu: "O senador Renan vai ou não vai dizer quem é o senador que abrigava um presidiário no Senado."

Após a negativa de Renan, o líder do PSDB questionou o próprio presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que disse desconhecer o caso. A resposta revoltou Virgílio. "O melhor aqui no Senado é não saber. Aqui é a república do não sei", ironizou o líder do PSDB.

Histórico

O caso do funcionário de Renan que estudou na Austrália é semelhante ao episódio que envolveu o próprio líder do PSDB, alvo de representação do PMDB no Conselho de Ética da Casa por ter garantido vencimentos a um funcionário que estudava em Barcelona, na Espanha.

Publicidade

Virgílio reconheceu o erro e devolveu aos cofres do Senado R$ 329 mil, relativos aos vencimentos do assessor durante o período em que permaneceu em Barcelona. "No meu caso, não menti, reconheci o erro e devolvi o dinheiro. Gostaria de saber como o senhor (Renan) vai se portar diante desses fatos. Se vossa excelência irá se explicar perante a casa", questionou Virgílio na terça.

Veja também
  • "Não há meios de controlar a internet", diz presidente do Senado
  • Sarney organiza jantar para responder a denúncias