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A companhia aérea TAM anunciou hoje um pacote de medidas para garantir os serviços de transporte aéreo a seus passageiros no período do carnaval. Apesar de classificar os problemas causados no feriado de Natal de 2006 como um "acidente estatístico", a empresa começa hoje a operar o plano para evitar o desgaste ocorrido no ano passado.

Nos feriados de fim de ano, em dezembro, a empresa retirou seis aeronaves da frota para realizar manutenção, causando enormes atrasos e muitos transtornos aos passageiros.

Com os atrasos, muitos passageiros tentaram trocar suas passagens para outros vôos da companhia, o que levantou suspeitas de que a TAM estaria praticando overbooking (venda de mais passagens do que a capacidade dos aviões). A companhia negou, afirmando que a taxa de overbooking era de apenas 4% no período, contra uma taxa normal de 10%.

As medidas anunciadas hoje incluem a disponibilização de uma página eletrônica com informações sobre todos os vôos da empresa, atualizadas permanentemente. Nessa página, haverá também informações sobre a situação dos aeroportos nacionais, previsão do tempo e condições climáticas atuais em todas as regiões do país.

Para atender ao aumento da demanda, a TAM anunciou a inclusão de 12 vôos de reforço entre os dias 18 e 22, ligando São Paulo e Salvador, São Paulo e Florianópolis e Brasília e Salvador.

Para evitar problemas com quebra de aeronaves, a TAM decidiu ainda manter quatro aviões de reserva nos principais aeroportos do país, prontos a entrar em operação caso seja necessário, além da tripulação para a operação dos aparelhos.

Na véspera do feriado de Natal, a empresa foi afetada pela retirada de seis aeronaves da operação doméstica. O normal é que, por dia, apenas um avião esteja em manutenção. Essa redução na frota em operação causou atrasos que inviabilizaram conexões para muitos passageiros. No auge da crise, a empresa havia perdido 14% de sua capacidade de oferta doméstica.

Em terra, a companhia anunciou que vai reforçar suas equipes no período do Carnaval para evitar demora no processamento de passageiros e bagagens nos aeroportos e diminuir atrasos.

Além do site, a TAM também vai disponibilizar seu call center e sua ouvidoria para atender aos passageiros durante o feriado.

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