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As companhias aéreas TAM e Gol aceitam a partir desta quarta-feira os bilhetes já emitidos pela BRA, de acordo com a disponibilidade de assentos nos seus vôos. As empresas atendem à solicitação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), depois do anúncio nesta terça-feira da interrupção total das operações da BRA, por conta de uma grave crise financeira .

Segundo o ministério da Defesa, a BRA vendeu 57.405 passagens para vôos domésticos e 6.500 para internacionais com data desta quarta-feira até o fim de dezembro.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil mostram que a BRA tinha 4,6% do mercado doméstico em setembro, à frente da Ocean Air, que estava com 2,61%.

Para checar os horários dos vôos nacionais e internacionais da TAM disponíveis, o passageiro deve ligar para o número 4002-5700. Entretanto, só é possível verificar se há vagas nos vôos no aeroporto, segundo a empresa.

Site da BRA amanhece com mensagem para os passageiros

O site da BRA, que passou toda a terça-feira fora do ar, amanheceu nesta quarta com uma mensagem aos passageiros. Na nota, a empresa reafirma suas dificuldades financeiras e fornece um e-mail para contato, além do telefone (11) 3583-0122.

O número, que permanecia ocupado durante toda a terça-feira, continuava não disponível nesta quarta. Segundo a empresa, possivelmente o tronco está congestionado com o excesso de chamadas. Os telefones da empresa estavam desligados.

Funcionários sob aviso prévio

Na terça-feira mesmo, todos os funcionários da BRA já receberam aviso prévio. nesta quarta, os balcões da empresa estão fechados nos aeroportos do Rio e São Paulo. A Anac deve realizar nesta quarta-feira uma vistoria no centro de operações da BRA. A empresa aérea está proibida de vender novas passagens.

A Anac ainda não decidiu se irá autorizar a retomada dos vôos da empresa posteriormente ou se irá obrigar a BRA a fechar as portas.

A agência reguladora havia informado na terça à noite que, a partir desta quarta, assumiria a negociação entre as empresas aéreas para realocar os passageiros da BRA. A Anac disse ainda que quem tivesse bilhetes da companhia aérea deveria procurar seus funcionários nos aeroportos.

Entretanto, um grupo de cerca de dez pessoas que estava esta manhã no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, encontrou apenas um diretor regional do Procon para ajudá-lo.

Como a BRA não faz parte da câmara de compensação de bilhetes do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), as outras empresas não são obrigadas a receber os passageiros da BRA. O endosso depende de negociação direta entre as companhias.

Anac negocia endosso por outras companhias

A Anac decidiu enviar uma equipe de técnicos à sede da companhia aérea BRA para apurar os motivos do pedido de cancelamento de todos os vôos.

A preocupação do governo é atender aos passageiros que já estão em trânsito com bilhetes da companhia, ou seja, aqueles que precisam retornar às cidades de origem. A Anac vai procurar outras companhias aéreas para tentar acomodar esses passageiros em seus vôos.

Já o ministro da defesa, Nelson Jobim, informou que ainda não há garantias de reembolso ou de endosso das passagens para as pessoas que têm bilhetes da BRA e ainda não viajaram.

No Rio, o Tribunal de Justiça informou que os passageiros da BRA Transportes Aéreos que possuem bilhetes da companhia podem recorrer aos dois postos de atendimento da Justiça nos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont.

Entretanto, o tribunal esclareceu que os Juizados Especiais Cíveis só atendem casos de tentativa de conciliação ou acordo entre passageiros e empresa aérea.

A operadora de turismo PNX, pertencente a um dos donos da BRA, continua funcionando.

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