i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pesquisa cnt

Temer: avaliação negativa do governo cresce e popularidade cai

Pesquisa CNT/MDA aponta que avaliação negativa do governo cresceu nos últimos quatro meses, chegando a 44,1%

    • Estadão Conteúdo
    • 15/02/2017 13:24
    O número de pessoas que desaprovam o desempenho pessoal de Michel Temer subiu de 51,4% para 62,4% | ANDRESSA ANHOLETE/AFP
    O número de pessoas que desaprovam o desempenho pessoal de Michel Temer subiu de 51,4% para 62,4%| Foto: ANDRESSA ANHOLETE/AFP

    A popularidade do governo do presidente Michel Temer (PMDB) anda em baixa. A pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta quarta-feira (15) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que a avaliação negativa do governo aumentou nos últimos quatro meses chegando a 44,1% ante 36,7% do final de 2016. Em mesma medida, a avaliação positiva caiu e foi para 10,3%. Em outubro do anos passado, esse índice era de 14,6%.

    O número de pessoas que consideram o governo Temer como bom caiu de 12,5% para 9,1%. Apenas 1,2% avaliaram como ótimo. Em outubro de 2016, 2,1% consideravam o governo ótimo. Por outro lado, os que consideram o governo Temer como ruim subiu de 13,2% para 17,6%. Também houve uma ampliação no índice de pessoas que consideram o governo como péssimo, de 23,5% para 26,5%. Já para 38,9% dos entrevistados, o governo Temer tem tido uma atuação regular. O índice sobre esse quesito na última pesquisa era de 36,1%.

    Em relação à aprovação do desempenho pessoal de Temer, também foi registrada uma queda de 31,7% para 24,4%. Já o número de pessoas que desaprovam seu desempenho pessoal subiu de 51,4% para 62,4%.

    Ficha técnica

    A pesquisa foi realizada entre os dias 8 a 11 de fevereiro. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 138 municípios de 25 unidades federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

    O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio de Andrade, considerou o momento atual como “crítico”. “A situação envolvendo a popularidade é muito crítica. Mas, por outro lado, tem uma base política muito forte (no Congresso Nacional). Provavelmente, essa é a questão que mais sustenta o governo, o que poderá ajudar nas reformas”, ressaltou Andrade

    Corrupção de Temer é igual a de Dilma

    Os entrevistados também foram questionados sobre a percepção da ocorrência de casos de corrupção no governo Temer em comparação com o governo de Dilma Rousseff. Para 48,8% o nível de corrupção é igual nos dois governos. Já 31,5% consideram que havia mais corrupção no governo da petista e 16,1% consideram que o governo Temer é mais corrupto.

    Quase que a totalidade dos entrevistado (91%) não acredita haver algum partido político livre de corrupção. De acordo com o levantamento, 89,3% conhecem ou já ouviram falar sobre a operação Lava Jato.

    Na realização do levantamento, os entrevistados também foram perguntados sobre as perspectivas para os próximos seis meses em relação ao emprego, renda mensal, saúde, educação e segurança pública. À exceção da segurança pública, a maioria dos entrevistados considera que o cenário irá permanecer igual. Com relação à segurança pública, 46,6% dos entrevistados acham que vai piorar.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

      Receba Nossas Notícias

      Receba nossas newsletters

      Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

      Receba nossas notícias no celular

      WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

      Comentários [ 0 ]

      O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.