Brasília - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que exerce o controle externo do Judiciário, baixou ontem uma resolução determinando a todos os tribunais do país que divulguem na internet os seus gastos. A novidade foi batizada informalmente de Siafi do Judiciário, numa alusão ao Sistema Integrado de Adminis­­­tração Financeira do Governo Federal (Siafi).

CARREGANDO :)

Presidente do conselho, Gilmar Mendes disse que "esse talvez seja um dos passos mais importantes do CNJ, pois disciplina um modelo de transparência no que diz respeito à execução orçamentária do Judiciário". Até pouco tempo, o Judiciário era conhecido por ser uma "caixa-preta" na administração pública.

De acor do com a resolução, os tribunais terão de publicar em seus sites as despesas com pessoal, gratificações, aluguel, diárias, serviços de comunicação, limpeza, conservação e também os recursos consumidos com a construção e reforma de imóveis.

Publicidade

Para o presidente do CNJ, a novidade tornará possível um melhor controle dos gastos do Judiciário. As informações deverão ser publicadas em um link na página dos tribunais internet denominado "transparência". A intenção do conselho é que qualquer pessoa tenha acesso aos dados. Segundo informou ontem o CNJ, os tribunais deverão atualizar os dados até o 20.º dia de cada mês a partir de fevereiro de 2010. Eles terão um prazo até 31 de março de 2010 para divulgar os demonstrativos detalhados dos anos de 2007, 2008 e 2009.