• Carregando...

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli revogou nesta sexta-feira (23) a prisão do deputado estadual de Mato Grosso José Riva (PSD), um dos presos da Operação Ararath, da Polícia Federal. Riva é presidente afastado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e foi preso no início da semana.

Segundo o advogado, Rodrigo Mudrovitsch, Toffoli acolheu argumento da defesa de que, como se trata de parlamentar, Riva só pode ser preso depois de autorização da Casa Legislativa à qual pertence. A Procuradoria-Geral da República havia recomendado a prisão do deputado.

"O ministro reconheceu que a Procuradoria-Geral da República o induziu a erro porque teria dito que ele é um deputado afastado. Mesmo afastado ele mantém as prerrogativas, como a imunidade parlamentar", afirmou à Folha. A expectativa é que Riva seja colocado em liberdade nas próximas horas.

A Operação Ararath investiga crimes de lavagem de dinheiro, fraudes financeiras e possível desvio de recursos públicos. Suspeita-se que empresas da família de Cláudio Mendonça, que é irmão do empresário Gércio Mendonça Jr., tenham operado um grande "banco clandestino" abastecido por empréstimos privados e dinheiro público desviado.

As suspeitas envolvem membros de todos os Poderes do Estado e o próprio governador Silval Barbosa (PMDB), alvo de busca e apreensão em sua casa nesta semana -ele chegou a ser detido por posse ilegal de arma, mas pagou fiança e foi liberado.

A investigação mostrou que vários membros da família Mendonça possuem movimentação financeira incompatível com seus rendimentos. A Folha de S.Paulo mostrou nesta quinta-feira (22) que Mendonça fez uma espécie de "troca-troca" de imóveis com Janete Riva, mulher do deputado José Riva.

Para a PF, as transações "chamam a atenção" porque o empresário comprou seis terrenos de Janete Riva em 2006, por R$ 400 mil, e vendeu as mesmas áreas para ela, pelo mesmo valor, em 2007. Relatório da PF obtido pela Folha mostra ainda que o patrimônio de Cláudio Mendonça cresceu 500% de 2006 a 2011, elevação considerada "atípica" pela PF.

Além das transações imobiliárias com a mulher de Riva, Cláudio Mendonça, segundo a PF, comprou quatro apartamentos, 20 terrenos, quatro casas e duas vagas de garagem de 2006 a 2010. A PF também analisou as movimentações financeiras da mulher de Cláudio Mendonça, e também as considerou atípicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]