O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, rejeitou por unanimidade nesta segunda-feira (10) uma denúncia contra o empresário Marcos Valério e a mulher dele, a empresária Renilda Santiago, pelo crime de lavagem de dinheiro. Também netsa segunda, o relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, votou pela condenação do publicitário no mesmo crime de lavagem de dinheiro.Apesar de serem duas situações diferentes, o Ministério Público de Minas Gerais afirma que ambas se relacionam com o mensalão.

CARREGANDO :)

De acordo com a Promotoria, entre os meses de setembro e novembro de 2005, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) detectou transferência de vários milhões de reais entre as contas bancárias de Renilda e as contas de uma empresa de propriedade dela e de Valério, a 2S Participações.

A perícia teria constatado que parte desses recursos teve origem em contas que operavam o mensalão, e que as movimentações eram uma forma de dissimular e ocultar essa origem ilícita do dinheiro.

Publicidade

A Justiça Federal mineira entendeu, entretanto, que não havia indícios suficientes do crime para aceitar a denúncia e com isso iniciar um processo criminal. O Ministério Público recorreu, e hoje o TRF confirmou a decisão de primeira instância.

"Foram movimentações absolutamente normais entre sócios e empresa", afirmou o advogado de Valério, Marcelo Leonardo."Não houve qualquer operação que representasse omissão ou dissimulação de qualquer valor."

Veja também
  • Relator vota pela condenação de 9 por lavagem de dinheiro
  • Relator diz que houve 46 operações de lavagem no Rural
  • Barbosa condena Valério e mais oito por lavagem de dinheiro