• Carregando...
Mário Sérgio Lepre, cientista político, explica que nem toda filiação é ideológica | Roberto Custódio / JL
Mário Sérgio Lepre, cientista político, explica que nem toda filiação é ideológica| Foto: Roberto Custódio / JL

Fator decisivo

Em sua maioria, adesões não são ideológicas, mas sim por interesses particulares

Os especialistas apontam que o número de filiados não é fator decisivo nas eleições porque as adesões aos partidos são pragmáticas e não ideológicas. "Há um ou outro militante que acredita naquela causa, mas deve ser uma minoria", comenta Mário Sérgio Lepre, da UEL. Para ele, quem se cadastra como membro de um partido faz isso por conta de uma lógica enviesada, que tem a ver com interesses particulares e não por questões comuns.

Para o advogado Éverson Tobaruela, especialista em direito eleitoral, essa situação é até positiva para os partidos. "As siglas não querem inflar, nem fazem campanhas para isso, porque, em geral, mais gente dentro de um grupo significa que haverá decisões a serem tomadas. Do jeito que está, os ‘caciques’ dos partidos conseguem manter a hegemonia nos estados", reclama.

Presença nacional

No Brasil, são 15.329.230 eleitores filiados. O PMDB é a sigla com o maior número de filiações, com 2.356.091. As siglas com menos filiados são o PCO, com 2.658 inscritos (0,017%), e o PEN, com 10.994 filiações (0,071%).

Considerado um dos indicadores da presença da militância política no estado, o número de filiados paranaenses nos partidos políticos cresceu desde 2012, quando foram realizadas as eleições municipais. Eram 968.587 filiados em maio daquele ano, e agora são 971.803 eleitores que estão ligados a alguma sigla, de acordo com levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

INFOGRÁFICO INTERATIVO: Confira o infográfico interativo com as filiações por partido em cada município do estado

O total de eleitores no estado é de 7.799.272. Cerca de 12% dos cidadãos cadastrados para votar – ou aproximadamente um em cada 8 eleitores – têm ligação direta com os partidos, o que deve ser traduzido em votos. Os filiados costumam trabalhar em prol daqueles candidatos indicados pela legenda ou pelas lideranças regionais, principalmente nos municípios que são base de deputado estadual ou federal.

O estado supera a média nacional de filiados com relação aos eleitores: em todo o Brasil, são 141.699.132 eleitores e, destes, 15.329.230 estão filiados a algum partido. Isso representa cerca de 9% dos votantes.

Representação

No Paraná, há representantes filiados aos 32 partidos que atualmente estão cadastrados no TSE. A legenda que concentra o maior número de eleitores é o PMDB, com quase 190 mil adeptos; e o que possui o menor número de filiados é o PCO, que tem apenas oito militantes, todos em Curitiba.

Seis partidos concentram 60% dos 971.803 eleitores paranaenses filiados a siglas partidárias. PMDB, PP, PSDB, PT, PDT e DEM lideram na quantidade de filiados. De acordo com o cientista político da UEL, Mário Sérgio Lepre, essas siglas têm tradição no estado. "São os partidos maiores, mais antigos, que construíram uma grande rede e fizeram a manutenção disso. Também são as siglas que têm as lideranças mais fortes no interior", comenta. Além disso, são os grupos que sempre estão na disputa política paranaense.

O PMDB e o PSDB estão organizados em todos os municípios paranaenses e possuem filiados em todas as cidades. Por outro lado, Cafeara é a cidade com menos diretórios, conta com oito siglas organizadas. O PCO só está organizado em Curitiba.

O número de filiados a partidos políticos é um dos ingredientes que devem ser levados em conta na eleição, mas nem sempre a relação entre adeptos do partido e número de votos se efetiva. "A tendência é que acabe se transformando em voto, mas isso não é certeiro. Essa militância não tem um puro interesse ideológico, mas está ligada aos partidos por ser cabo eleitoral ou por ter alguma ligação pessoal com o prefeito ou com o deputado daquela região", explica.

http://public.tableausoftware.com/views/filiacaopartidospr/Dashboard2?amp;:embed=y&:display_count=no

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]