• Carregando...

Juventude e um padrinho forte pesaram para a escolha do deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ) como vice na chapa de José Serra. Aos 39 anos, ele foi secretário municipal da Administração do Rio de Janeiro entre 2001 e 2006 e tem a carreira atrelada ao ex-prefeito César Maia, pai do presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia.

Índio da Costa começou a trajetória política como vereador do Rio de Janeiro (entre 1996 e 2006). Em 2007 assumiu o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. O principal feito no Congresso foi ter sido relator do projeto Ficha Limpa, que impede políticos condenados por um tribunal colegiado de participar das eleições.

"Tenho a impressão de que foi esse trabalho que garantiu a indicação dele. Foi um esforço de negociação muito bem elaborado e graças ao empenho pessoal do Índio da Costa o projeto foi aprovado", disse o deputado federal paranaense Alceni Guerra, colega de partido.

Além disso, é membro das comissões de Constituição e Justiça, Ciência e Tecnologia e de Defesa do Consumidor da Câmara. O deputado é bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes e tem especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Além da falta de experiência em questões nacionais, o ponto fraco da escolha é o fraco desempenho eleitoral de Índio da Costa. Ele fez apenas 91.538 votos para deputado – o terceiro menos votado entre os quatro eleitos do Rio de Janeiro. O senador Alvaro Dias (PSDB), preterido pelo DEM, fez 2.572.481 votos para se reeleger em 2006. (AG)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]