• Carregando...

O presidente da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), Marcos Isfer, afirmou que entregará, sem qualquer restrição, as imagens captadas pelos radares da Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, no Mossunguê, para a realização de uma perícia particular. A garantia foi feita em uma reunião, na quarta-feira (17), com o advogado Elias Mattar Assad, que representa a família de Gilmar Rafael Yared, e afirma suspeitar de alterações no material registrado pouco antes do acidente de trânsito que vitimou o jovem no mês passado.

A colisão, que terminou com a morte de Yared e de Carlos Murilo de Almeida e envolveu o ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho, ocorreu a cerca de 500 metros de um dos radares, mas o equipamento não teria registrado o carro conduzido pelo ex-deputado, segundo a polícia.

Os registros do radar, que foram requisitados pela Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) à Urbs no fim de maio, mostram todos os veículos que passaram pela rua, em qualquer velocidade, entre as 23 horas do dia 6 e as 2 horas do dia 7, segundo a empresa que gerencia o trânsito e o transporte coletivo de Curitiba. "Na ocasião, entregamos o registro ininterrupto de todo o período solicitado pelo delegado", afirma o presidente do órgão. "Mas se o advogado quer fazer uma perícia particular não há problema algum, estará à disposição assim que ele fizer o pedido oficialmente, dentro dos trâmites legais", diz Isfer.

O trabalha seria feito pelo engenheiro Walter Kauffman, o mesmo que fez a perícia nas imagens do posto. Assad e o perito passaram a tarde em reunião, mas não definiram quando vão analisar as gravações à Urbs. Eles também discutiram possíveis rotas alternativas feitas pelo deputado, para evitar os radares.

Assad anunciou que pediria uma análise nos registros dos radares da Urbs na segunda-feira (15), após Kauffmann constatar indícios de adulteração nas imagens captadas pelas câmeras de um posto de gasolina que registraram a colisão.

Indícios de adulteração

Segundo o laudo particular nas imagens do posto, alguns segundos da gravação original teriam sido removidos. "Enquanto a câmera 6 apresenta 4 frames por segundo, a câmera 8 usa 1 frame repetido 4 vezes. Eles repetem 4 vezes o mesmo frame. Tinha que ter mais um quadro, que foi suprimido", diz Assad.

O resultado desta perícia foi entregue à polícia para ser anexado ao inquérito. O delegado responsável pela investigação, Armando Braga de Moraes não foi encontrado na Dedetran na manhã desta quinta-feira. No sábado, ele havia afirmado que vai aguardar a perícia oficial das imagens para somente então comentar o laudo apresentado pelo advogado da família Yared.

Simulação

O perito contratado fez ainda uma reconstituição do acidente com base nos depoimentos de testemunhas e nas imagens no momento na batida. Na simulação, o Honda Fit em que estavam Gilmar Yared e Carlos Murilo de Almeida reduz a velocidade antes de pegar a preferencial e somente depois entra na Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi. O Passat do ex-deputado vem atrás, em alta velocidade e atinge o carro dos rapazes. Na hora da batida, os pneus do Passat saem do chão e destroem a parte de cima do Honda Fit. Pelos cálculos do perito, o ex-deputado estaria dirigindo a 191,52 km/h. O vídeo que mostra a reconstituição do acidente feita pelo períto pode ser visto no site do advogado.

Na ocasião da colisão, Carli Filho estava com a carteira de habilitação suspensa. O deputado tinha 30 multas, desde 2003, grande parte por excesso de velocidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]