Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Vereadores aprovam lei que proíbe carreatas no centro da cidade

Carreatas por motivos comerciais estão vetadas. Projeto também prevê proibição para as mobilizações de cunho político

A Câmara Municipal de Maringá, Noroeste do estado, aprovou por unanimidade a proibição da realização de carreatas no centro da cidade. O projeto de lei foi votado em segunda discussão quinta-feira (06) à noite.

O projeto do vereador Walter Gueiller (PR) previa, inicialmente, apenas a proibição de carreatas comerciais. Na última sessão, no entanto, o autor incluiu uma emenda para que essas manifestações de cunho político também fossem inibidas. Só serão permitidas carreatas em comemorações culturais ou esportivas.

A proposta retornará ao plenário na próxima terça-feira (11) para a aprovação da emenda, e não deve encontrar resistência, na opinião de Gueiller. Se aprovada, a lei segue para a Prefeitura para ser sancionada pelo prefeito Sílvio Barros (PP).

Este ano a Justiça Eleitoral de Maringá proibiu os candidatos de fazerem carreatas durante o período de eleição. "O projeto vem para dar mais consistência ao entendimento jurídico, pois é fato que essas manifestações, que utilizam carros de som em alto volume e fogos, além de atrapalharem o trânsito, causam muito transtorno aos cidadãos", fala o vereador.

O vereador também recebeu reclamações de populares sobre lojas que utilizavam as carreatas, em especial nos dias de inauguração ou grandes promoções, fazendo muito barulho e congestionando o trânsito. "Creio que o fim das carreatas não vai deixar saudades para nenhum maringaense", ressalta Gueiller.

O vereador falou que a Prefeitura deve regulamentar o projeto, e estipular uma multa. "A princípio, a previsão é de R$ 1mil para quem descumprir a lei", conta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.