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Trincheira da Kennedy: última a ser construída em Curitiba e envolta em polêmicas | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Trincheira da Kennedy: última a ser construída em Curitiba e envolta em polêmicas| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O trânsito parece ser o tema principal da eleição à prefeitura de Curitiba. Com o trânsito cada vez mais lento na capital, os candidatos aproveitam para fazer suas promessas para tentar agradar aos eleitores que sofrem diariamente para se deslocar pela cidade. Na busca de soluções, a construção de viadutos e trincheiras – passagens de nível – surge como uma das alternativas para melhorar a mobilidade na capital, mas esses tipos de obras não são unanimidade entre os postulantes a prefeito de Curitiba.

Carlos Moreira (PMDB) é favorável aos pontos de transposição e tem propostas para "desafogar" 21 cruzamentos de Curitiba – os chamados gargalos. Entre eles, o da Mário Tourinho com a Sete de Setembro, e na Linha Verde – no cruzamento com a Salgado Filho. Beto Richa (PSDB) destaca a Linha Verde como uma das obras que desafogará o trânsito da capital. E afirmou que, se eleito, fará outros pontos de transposição.

A candidata do PT, Gleisi Hoffmann, afirma que não é contrária a edificação dessas obras, mas entende que são paliativas, e não representam uma solução a longo prazo. "Temos o exemplo de São Paulo, que apenas se preocupou em construir trincheiras e viadutos e não resolveu o problema. Porque se cada vez tivermos mais carros, serão necessárias mais obras desse tipo."

Fabio Camargo (PTB) concorda e diz que outras medidas mais baratas e efetivas podem ser adotadas. Cita a criação de estacionamentos subterrâneos e de um binário na Batel. "São obras com um impacto menor para a cidade e com a execução mais rápida."

Já Ricardo Gomyde (PCdoB) se diz a favor da construção dos pontos de transposição, e calcula que serão necessários 14. Desses, um deve ser no Batel e outro no Bigorrilho. "O estudo técnico foi feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. A topografia dos bairros facilita a execução."

"O PV é favorável às inovações, desde que haja um programa para diminuição do uso de carros", afirma Maurício Furtado. Além disso, defende a criação de uma área de circulação restrita no centro.

Para Lauro Rodrigues (PTdoB), medidas como a sincronização dos semáforos surtem maior efetivo. "As soluções para a cidade não podem ser eleitoreiras. Temos que planejar e para isso contarei com o IPPUC."

Bruno Meirinho (PSol) discorda dessas soluções. "Se existe dinheiro para construir um viaduto, há também para melhorar o transporte coletivo."

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