• Carregando...
Tiririca, deputado federal | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Tiririca, deputado federal| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
  • Soninha Francine, Pré-candidata à presidência da República pelo PPS
  • Randolfe Rodrigues, senador

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou ontem a ação contra o deputado federal Tiririca (PR-SP, foto) que o acusava de ser analfabeto. Ministros seguiram o entendimento da primeira instância, que absolveu o deputado. A ação também o acusava de ocultação de bens, mas a Justiça avaliou que o patrimônio havia sido transferido aos filhos dele.

PV independente

O PV do Paraná estuda lançar candidato próprio ao governo do estado no ano que vem. A avaliação dos verdes é que o partido tem força para atrair votos na legenda, o que pode garantir uma boa votação nos candidatos a deputado. A expectativa, segundo o primeiro vice-presidente da legenda no Paraná, o vereador de Curitiba Paulo Salamuni, é eleger ao menos três deputados estaduais e dois federais. A deputada federal Rosane Ferreira é a mais cotada para concorrer ao Palácio Iguaçu.

Soninha em Curitiba

Pré-candidata à presidência da República pelo PPS, Soninha Francine (foto), ex-vereadora de São Paulo, fez ontem uma palestra no Câmpus de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre redes sociais e conjuntura política. Ex-VJ da MTV, Soninha conversou com estudantes sobre a influência das redes sociais no meio político. Também falou como as jornadas de junho mudaram o quadro político vigente. A palestra faz parte de uma série realizada pela pré-candidata por todo o Brasil.

Reforma política em debate

A PEC da reforma política que tramita na Câmara dos Deputados foi discutida nesta semana pelo Conselho Temático de Assuntos Legislativos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O conselho é a favor da obrigatoriedade do voto e fidelidade partidária. No entanto, membros manifestaram preocupação sobre uma possível facilitação da criação de novos partidos por meio da vontade de deputados. Eles também sugeriram novos pontos à proposta, como um plebiscito para a aprovação da reforma. A Fiep informa estar estudando como irá encaminhar o assunto.

Demarcação

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prometeu encaminhar uma minuta com novas regras de demarcação de terras indígenas para ruralistas e índios para que eles possam dar sua contribuição ao processo. O tema é alvo de críticas e polêmicas. Cardozo, porém, não estabeleceu prazo para o encaminhamento da proposta.

Supersalários

A cúpula da Câmara dos Deputados determinou que seja feito um parecer sobre o pagamento salarial a quatro ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) que ganham acima do teto constitucional. O parecer deverá ser feito pela Diretoria-Geral da Câmara. Ministros do TCU procuraram membros da cúpula para discutir o assunto.

Pinga-fogo

"Eu quero, no dia 1º de janeiro de 2015, subir a rampa do Planalto como presidente eleito. Vamos disputar para isso."

Randolfe Rodrigues, senador, que lançou ontem pré-candidatura à Presidência da República pelo PSol.

Colaboraram: Bruna Maestri Walter, José Marcos Lopes e Yuri Al’ Hanati.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]