• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 26 pontos de vantagem sobre o pré-candidato do PSDB a presidente Geraldo Alckmin, segundo pesquisa do instituto Vox Populi contratada pela revista CartaCapital e divulgada nesta sexta-feira.

No cenário que exclui candidato próprio do PMDB, Lula, que ainda não lançou candidatura oficial, teria 49% to dos votos caso a eleição fosse hoje frente a 23% do tucano. Os votos brancos e nulos seriam 8% e os que não souberam responder, 10%.Considerando-se apenas os votos válidos, o presidente teria quase 60% e seria eleito já no primeiro turno, segundo a pesquisa, que teve o apoio da TV Bandeirantes.

Com 2.001 entrevistas realizadas em 27 e 28 de maio em 121 municípios, a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Em dois cenários - um sem o PMDB e outro com senador peemedebista Pedro Simon (RS) como candidato - a senadora pelo PSOL Heloísa Helena aparece em terceiro lugar com 6% das intenções de voto.

No cenário em que o PMDB tem como candidato o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, que já admitiu não concorrer ao Palácio do Planalto para disputar a vice-Presidência ao lado de Simon, Heloísa Helena aparece em quarto lugar, com 5%. Garotinho teria, então, 6% dos votos. Nesse cenário, com Garotinho, Lula tem 47 % das intenções de voto e Alckmin, 2%.Em caso de segundo turno, Lula teria 51% dos votos e Alckmin, 33%. Haveria 9% de votos brancos ou nulos e ainda 7 % de entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Na quinta-feira, pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Globo já havia mostrado a vantagem de Lula logo no primeiro turno. Num segundo turno, Lula ficaria com 53% dos votos e 31% para Alckmin, de acordo com o Ibope.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]