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Os gestores de comunicação ou os responsáveis pelos negócios de uma empresa devem compreender a importância da comunicação e fazer a organização compreender esse preceito.

No mundo como o de hoje, onde a propaganda e os noticiários ditam regras de convivência e de estilo de vida, sem citar as mídias sociais, as empresas têm que se comunicar com seus públicos de forma adequada, caso contrário, ela não é conhecida no mercado e é como se não existisse.

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Quem está à frente de uma empresa não pode ignorar a importância da profissionalização das ações e ferramentas de comunicação de marketing. E esta não pode ser uma prerrogativa só de grandes companhias, as pequenas devem também estar atentas a esse fato. E aqui falo de profissionalização, de deixar de fazer a comunicação de forma amadora.

Básico, mas é preciso distinguir que marketing não é somente vendas e nem somente comunicação. Também, destaco que hoje as empresas já estão estruturando áreas e pessoal específico para desenvolver comunicação corporativa. As empresas perdem tempo quando defendem estratégias de comunicação como se fossem de marketing.

O marketing determina o rumo dos negócios e a comunicação permite que esses negócios fiquem conhecidos pelos públicos que o marketing determinou. Claro que no dia a dia trabalham juntos, mas vamos combinar que há necessidade disto ficar claro, pois caso contrário empresas e empresários poderão comprar “gato por lebre”. Esperam um resultado de desenvolvimento que a comunicação por si só não pode preencher.

É objetivo do marketing ampliar, manter fatia de mercado, liderar  segmento, conquistar votos, elevar vendas, são alguns dos exemplos.

E, é objetivo da comunicação criar, manter, incrementar imagem de marca, produtos ou pessoas.

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Marketing e comunicação devem trabalhar unidos, porém cada qual com suas especificidades e complementaridades.