
A primeira moeda da série "Cultura Enogastronômica Italiana" da Coleção Numismática 2022, da Casa da Moeda e do Ministério da Economia e Finanças da Itália, homenageia a região da Puglia, no Sul do país, seu vinho Primitivo e o macarrão Orecchiette (orelhinha). A moeda para ser colecionada em cupro níquel tem o valor nominal de 5 euros e uma tiragem limitada de 15 mil peças.

Em um dos lados, se vê a imagem do famoso Trullo, da cidade de Alberobello, conhecida mundialmente pelas casinhas brancas com telhado piramidal circular de pedra e reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco; uma oliveira, outro símbolo da Puglia, além do Pumo di Grottaglie, um dos produtos mais representativos do artesanato local feito em cerâmica.
No verso, a homenagem é toda dedicada à gastronomia da região com suas comidas e produtos vitivinícolas típicos: pão de Altamura, orecchiette, macarrão em forma de orelhinha, um ramo de oliveira e um copo de vinho Primitivo.
A moeda, como todas as outras obras da Coleção Numismática 2022, pode ser adquirida no site da Casa da Moeda Italiana - www.shop.ipzs.it - ou no "Spazio Verdi", localizado na Piazza Verdi 1, em Roma.
-
CPI mapeia ONGs suspeitas de receber verbas no exterior para frear desenvolvimento na Amazônia
-
Descoberta na África reaviva interesse por petróleo no Sul do Brasil; área vai a leilão
-
Moraes solta 11 presos depois da morte de Cleriston, mas insiste na prisão de doente
-
Na véspera de depoimentos, TRE-PR publica licença de relator e redistribui julgamento de Moro
Empresário que ficou conhecido como “homem da rampa” segue preso como terrorista
Advogado consegue absolver clientes de acusação de crimes do 8 de janeiro
Corretor de seguros é condenado a 17 anos de prisão, sem ser ouvido pelo STF
Estudante de Medicina da USP ficou 7 meses presa por ter rezado no Senado