• Carregando...
Cotechino
O cotechino com lentilhas é o prato principal da Ceia e o almoço de ano-novo dos italianos.| Foto: Reprodução Facebook/Barilla

O novo-ano está chegando. Há quem esteja contando os dias para se despedir de 2020 - e com razão. Para os italianos, assim como no Natal, a ceia de Capodanno (Último dia do Ano) e o almoço de ano-novo seguem rigorosamente uma tradição gastronômica.

No cardápio de comemoração a São Silvestre não pode faltar a lentilha que é considerada, desde os tempos dos antigos romanos, sinônimo de prosperidade. Conhecida pelo seu rico teor de proteína vegetal, a lentilha é uma ótimo prato para acompanhar o clássico cotechino - tipo de linguiça cozida - ou zampone, pé do porco recheado com carnes de porco frescas e especiarias, originário da cidade de Módena, na região da Emília- Romanha. E para brindar o novo ano, nada melhor que um cálice de bollicine, vinho espumante.

Massa Ano Novo
Massas como espaguete, cappelletti, agnolotti, anolini ou o famoso tortellini completam a ceia do dia 31 de dezembro | Reprodução Facebook/Eataly

Ceia 

Assim como no Natal, cada região italiana possui suas próprias tradições culinárias durante as festas de fim de ano. As entradas, em todas as partes do país, são a base de verduras e queijos. No sul, muçarela e ricota. Já no norte, muita batata. O menu tradicional do chamado "cenone" - grande ceia - do dia 31 de dezembro, após as entradas, é obrigatória uma massa (espaguete, cappelletti, agnolotti, anolini ou o famoso tortellini)  ou risoto com frutos do mar. E não pode faltar, é claro, como segundo prato: lentilha e cotechino, além de bacalhau, polvo ou carne de panela. Sobremesa: frutas secas,  panetone e torta de pera e chocolate. 

Salada de polvo
No almoço de ano-novo, salmão e frutos do mar fazem parte do cardápio dos italianos | Reprodução Faceboo/Eataly

Almoço de ano-novo 

E no dia seguinte, primeiro dia do novo ano, a festa continua. Nada melhor que muita verdura como espinafre e chicórea para depurar. O primeiro prato, mais conhecido como primo, é sempre uma massa: lasanha, tagliatelle ou massa fresca. Logo após, escalope, frutos do mar, salmão ou cabrito assado. Sobremesa: frutas secas - nozes - laranja, mexerica, uva, romã, abacaxi, torta doce de ricota e mel, figo cristalizado com chocolate ou com amêndoas, torrone e panetone.

E como sempre acontece - no mundo todo - dia 2 ...... é hora de começar a dieta! Feliz 2021!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]