i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

À milanesa

Foto de perfil de À milanesa
Ver perfil

Da cantina ao restaurante estrelado, tudo sobre a gastronomia italiana, direto de Milão. Venha aguçar o seu paladar mesmo que "virtualmente". Bom apetite!

Educação na cozinha

Universidade na Itália lança mestrado de comunicação em gastronomia

  • Fernanda MassarottoPor Fernanda Massarotto
  • 15/02/2021 08:59
Master na italia
A universidade San Raffaele lança um exclusivo master para formar comunicadores de food e vinhos| Foto: Divulgação/Corriere della Sera

Uma nova profissão tem atraído a atenção do mercado: os comunicadores no âmbito da gastronomia e enogastronomia. Há quem conheça a técnica. E há quem transmita de maneira objetiva os encantos e as delícias de um setor que vem crescendo nos últimos anos. Unir esses dois conceitos é o objetivo do exclusivo master de Filosofia do Alimento e do Vinho da Universidade Vida e Saúde, do Hospital San Raffaele, de Milão, um dos mais conceituados da Itália.

O curso universitário traz uma fórmula que ganhou força com a pandemia: a tão famosa didática à distância nos fins de semana. "Nossa missão é formar futuros comunicadores e profissionais especializados em food e vinhos. A novidade é justamente a comunicação, ou seja, como escrever e promover digitalmente o que há no mercado", conta Angela Frenda, editora do caderno gourmet do jornal Corriere della Sera e uma das responsáveis pelo curso.

Curso master italia
O curso dura um ano e as aulas são online ou presenciais sempre nos fins de semana | Divulgação/Corriere della Sera

A quinta edição do master - a primeira com foco em comunicação - conta também com a direção do filósofo italiano Massimo Donà e ainda a participação de chefs estrelados como Andrea Berton e Niko Romito, além de empresários do setor bio como Lucio Cavazzoni. As inscrições estão abertas até o dia 19 de fevereiro e os estudantes - obrigatória formação universitária em qualquer disciplina - podem assistir as aulas de maneira virtual ou presencial. Será porém necessário que o aluno participe presencialmente dos laboratórios, visitas às empresas do setor e estágio.

Serão 360 horas. Sempre nos fins de semana. Os alunos terão a oportunidade de  aprimorar um profundo conhecimento sobre a culinária e os vinhos italianos. Filosofia, ética, marketing, história e geografia do território italiano; literatura, arte, antropologia e até mesmo a história das religiões são algumas das matérias que contribuem para o estudo da origem dos alimentos e dos vinhos. A novidade é justamente a comunicação: que vai desde a redação até a estratégia de promoção seja de maneira tradicional seja digital.

O curso ainda conta com a adesão de importantes empresas do setor alimentício como Eataly, Molino Quaglia e Illy  que já disponibilizaram suas fábricas e laboratórios para que os estudantes possam cumprir as 300 horas de estágio previstas no programa didático.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.