| Foto:

O Direito é uma das mais clássicas carreiras da história da humanidade. Há sistemas jurídicos encontrados desde a civilização egípcia com decretos e contratos dos faraós. Mas e nos tempos de hoje? Quais as novas aptidões do profissional da área jurídica e até onde as máquinas conseguem automatizar o trabalho de uma das profissões mais antigas do mundo?

CARREGANDO :)

Camila Rioja, advogada de Direito Digital com experiência internacional na área, explica que é possível e necessário haver essa interseção com a tecnologia. “É exatamente tentar otimizar os serviços prestados com gingado e design. Tem faculdades que estão se preparando, mas ainda são poucas. Há outros cursos que já trazem toda essa educação que faz a diferença”, explica.

O movimento de mudança analisado pela especialista vem da demanda da população. “O que nossa sociedade quer é mais transparência, e isso a tecnologia pode trazer para o campo da Justiça. O nome disso é jurimetria. É usar métodos quantitativos para o Direito”, acrescenta Camila.

Publicidade

Confira a entrevista completa sobre o assunto com Camila Rioja ao programa ‘A Protagonista’ no vídeo abaixo: