Ao vencer o segundo turno com cerca de 70% dos votos neste domingo (28), Ibaneis Rocha (MDB) se tornou o primeiro político nascido em Brasília a ser eleito governador do Distrito Federal.
O candidato do MDB nasceu na capital federal em 1971. O atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), derrotado por Ibaneis no segundo turno, é nascido no Rio de Janeiro, assim como Rogério Rosso, que foi governador em 2010 e também disputou as eleições de 2018. Antecessor de Rollemberg, Agnelo Queiroz (PT), governador entre 2011 e 2014, nasceu na Bahia. Atual senador, Cristovam Buarque (PPS) é originário de Pernambuco, e governou o Distrito Federal entre 1995 e 1998. Já José Roberto Arruda (PR), que administrou o Distrito Federal entre 2005 e 2009, é de Minas Gerais.
Morto em setembro, Joaquim Roriz, que governou Brasília por quatro mandatos, nasceu em Goiás – estado do qual foi vice-governador e também prefeito da capital Goiânia.
A cidade de Brasília foi fundada em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, e atraiu migrantes de todo o país. A população da cidade cresce desde então, mas foi apenas em 2012 que o Distrito Federal passou a ter mais habitantes nascidos em seu território do que originários de outros lugares do país.
Acareação sobre banco Master coloca BC sob pressão e acende alerta de interferência do STF
Vorcaro teve reunião virtual com diretor do BC no dia em que foi preso
Interferências na liquidação do Master acendem alerta em organismos internacionais, diz jornal
Oposição anuncia ofensiva por impeachment de Moraes e CPMI do Banco Master