Fachada do TRF4, em Porto Alegre, onde o ex-presidente Lula será julgado em segunda instância (Foto: TRF4/Divulgação)| Foto:

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (AJUFERGS), Gerson Godinho, afirma que os magistrados temem ataques aos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e pretendem “afastar a pecha de que o julgamento” de Lula é político.

CARREGANDO :)

Na segunda-feira (23), um grupo de juízes federais se encontrou com o presidente do TRF4, Thompson Flores, em solidariedade aos desembargadores que julgam o ex-presidente nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre. Após alertar autoridades de Brasília sobre ameaças sofridas pelos magistrados, o presidente da Corte chegou a ser criticado por Lula e por parlamentares petistas, que encararam a postura de Thompson como um “ato político”.

LEIA MAIS: Na contramão de Gleisi, Pepe Vargas diz que teme ‘provocadores’ em julgamento de Lula

Publicidade

Em defesa ao desembargador, Godinho diz que os ataques são “preocupantes”, independentemente do resultado do julgamento. “Conhecendo o presidente Thompson, meu único entendimento é o de que ele está tomando as cautelas necessárias para que o julgamento ocorra de forma tranquila”, afirma, ressaltando que, após a absolvição do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, em junho do ano passado, também houve ameaças aos desembargadores do TRF4.

“O fato é inusitado, e as pessoas estão preocupadas, mas os desembargadores têm tempo de magistratura suficiente para encarar isso com tranquilidade. Será um julgamento técnico e jurídico. Vai parecer até chato, muitas vezes, mas qualquer pessoa vai poder assistir e tirar suas próprias conclusões.”

O julgamento de Lula pode ser acompanhado ao vivo pelo canal da Gazeta do Povo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=M-GlxuxFaeA