| Foto:

Apenas 6 meses após o início do serviço militar obrigatório, Kuka seria assassinato em um atentado terrorista com um carro-bomba no Quartel General do II Exército, vítima de uma explosão de 50 quilos de dinamite que o matou instantaneamente.

CARREGANDO :)

Mário Kozel Filho era estudante e trabalhava com o pai, gerente da Fiação Campo Belo, quando se alistou no 4º Regimento de Infantaria Raposo Tavares em Osasco em 15 de janeiro de 1968, recebendo o número 1803 de soldado da 5ª Companhia de Fuzileiros do Segundo Batalhão, 4º Regimento de Infantaria, Regimento Raposo Tavares.

Publicidade

Na madrugada de 26 de junho de 1968, dia em que a Passeata dos Cem Mil ocupou as ruas do Rio de Janeiro contra a Ditadura Militar, em plena efervescência da divergência entre o governo e o povo brasileiro, o soldado cumpria seu dever justamente quando a Vanguarda Popular Revolucionária, VPR, havia organizado um atentado a bomba no quartel que ele vigiava.

Às 4h30 da manhã, um comboio composto por uma caminhonete carregada com 50 quilos de explosivos escoltada por 3 fuscas se aproximou do Quartel General do II Exército. Um sentinela alvejou a caminhonete, que tentava entrar no local pela avenida Marechal Estênio Albuquerque Lima, a entrada dos fundos. O veículo perdeu a direção, bateu em um poste e o motorista saltou do veículo em movimento, fugiu correndo.

Mário Kozel Filho saiu de seu posto e foi em direção ao veículo com a intenção de socorrer algum provável ferido. Quando se aproximou, ocorreu a explosão que atingiu um raio de 300 metros. Morreu na hora. Ficaram gravemente feridos o coronel Eldes de Souza Guedes e os soldados João Fernandes de Sousa, Luiz Roberto Juliano, Edson Roberto Rufino, Henrique Chaicowski e Ricardo Charbeau.

Mário Kozel Filho foi sepultado com honras militares no cemitério do Araçá, em São Paulo e, no dia 15 de julho de 1968, promovido pós-morte ao grau de 3º sargento. Não há dúvidas de que a honra a quem morreu no cumprimento do dever é bem vinda, mas será que aplaca a dor de Therezinha e Mário, que só tinham um menino de 19 anos prestando o serviço militar obrigatório durante uma das épocas mais turbulentas da política nacional?

A família só foi indenizada no ano de 2003, por meio da Lei Federal 10724, mas não fez jus às altas somas que fizeram manchetes na época: o valor estipulado foi uma pensão mensal de R$ 300,00. Em 2005, o valor foi aumentado para pouco mais de R$1100,00. São valores financeiros destinados a tentar compensar perdas de jovens que poderiam ser valiosos para a construção de um Brasil melhor.

Publicidade

O que mais choca neste caso é a banalidade da morte de Mário Kozel Filho, revelada no livro “Mulheres que Foram à Luta Armada”, de Luiz Maklouf Carvalho.

Nele, Renata Ferraz, a “terrorista loura”, apelido recebido em virtude da peruca que usava nos anos 60 como disface, revelou a motivação banal do atentado: uma resposta à provocação do general Manoel Rodrigues Carvalho de Lisboa, então comandande do 2º Exército.

Dias antes do atentado, os guerrilheiros haviam assaltado um hospital militar em São Paulo e o comandante reagiu:

Não houve heroísmo por parte do inimigo em entrar num hospital e roubar minhas armas. Agora, desafio que façam isso em meus quartéis. – provocou o general.

Mais de 30 anos depois, ao dar entrevista ao jornalista para o livro, Renata Ferraz fez a autocrítica pelo atentado terrorista:

Publicidade

Depois, a gente se autocriticou por ter feito isso, que não serviu para nada. A não ser matar o rapazinho.

Esta noite faz 50 anos que uma política desfuncional, norteada por violência e troca de bravatas ceifou a vida de um jovem que estava apenas cumprindo seu dever. Que saibamos honrar os que tombaram e sejamos mais responsáveis com a juventude que pretende apenas construir um país melhor.