• Carregando...
Para políticos brasileiros, é “compreensível” o Brasil ser o país que menos confia neles
| Foto:

O fato de o World Economic Forum ter identificado o Brasil como o país que mais desconfia dos políticos em todo o mundo não pegou os parlamentares e gestores públicos de surpresa. Em conversa com o blog A Protagonista, representantes de diferentes partidos admitiram o momento ruim da política nacional, mas mostraram esperança nas próximas eleições e pediram que a população “saiba diferenciar os bons dos ruins”.

“Recebo isso sem surpresa. Uma das coisas que mais falamos é sobre o descrédito que os cidadãos têm, principalmente por conta das denúncias dos últimos anos”, disse o deputado federal Eder Mauro (PSD-PA). A opinião é endossada pela também deputada federal Flávia Morais (PDT-GO): “com a operação Lava Jato revelando tantos atos de corrupção, tantas investigações, comprovando uma cultura de corrupção no meio político, tudo isso traz à tona uma desconfiança e uma falta de credibilidade muito grande”.

Já a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou a preocupação de que o mau momento da gestão pública nacional não descambe para a rejeição do trabalho político como um todo. “Não conheço solução na sociedade democrática que não seja ou a participação mais intensa da sociedade numa democracia participativa”, destacou.

Destaques do ranking
A pesquisa mediu a confiança dos brasileiros por meio de uma pergunta: “No seu país, como você avalia os padrões éticos dos políticos?”. Os entrevistados atribuíam notas que iam de 1, o pior desempenho a 7. O Brasil recebeu nota 1,3 no levantamento, ficando na lanterna entre 137 países. As nações mais próximas foram as também latinoamericanas Paraguai, República Dominicana e El Salvador, que receberam 1,5.

Curiosamente, países com indicadores sociais piores que os do Brasil tiveram desempenhos bons na pesquisa. Como Ruanda, na África, que ficou no décimo lugar geral. Já a Itália, que figura entre os países mais ricos do mundo, somou 1,9 ponto e obteve a posição de número 122.

Para o deputado federal Célio Silveira (PSDB-GO), os dados revelam, além de falhas cometidas pelos políticos, a reação da população diante da velocidade da circulação das informações.

“O Brasil vive um período de muita liberdade de imprensa, uma imprensa muito ativa, muito competente nas suas informações. Isso aí faz com que nós passamos por esses momentos críticos”, apontou.

O país no mundo em que há maior confiança nos políticos é Singapura. Emirados Árabes Unidos e Nova Zelândia são, respectivamente, o segundo e o terceiro colocados.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]