• Carregando...
(Foto: Gazeta do Povo)
(Foto: Gazeta do Povo)| Foto:

Segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto ao Planalto, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera o número de interações no Facebook entre os pré-candidatos à Presidência. Enquanto Bolsonaro figura com 11,5 milhões de interações virtuais, o ex-presidente Lula (PT), primeiro lugar na pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (15), aparece com 8,9 milhões de interações.

Os números foram coletados pela Agência de Dados Tatu Digital, que analisou as páginas de 19 pré-candidatos à Presidência da República entre janeiro e março deste ano. A pesquisa completa está disponível aqui (PDF). Bolsonaro e Lula também lideram os índices de engajamento por postagem, à frente da ex-senadora Marina Silva, pré-candidata pela Rede Sustentabilidade, do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad — cotado para substituir Lula nas urnas — e do empresário João Amoêdo, pré-candidato pelo Partido Novo.

“Há um fenômeno em relação aos seguidores do Bolsonaro. Há um número grande de seguidores ativos, que sempre compartilham, comentam e reverberam o que ele fala. Eles acabam engajando outras pessoas. Isso, a princípio, é totalmente orgânico [sem o patrocínio de posts] e descentralizado. A gente consegue identificar páginas de diferentes cidades que distribuem o conteúdo da página do Bolsonaro e de seus filhos. Os próprios seguidores dele produzem conteúdo de forma autônoma”, explica Marco Luppi, da Tatu Digital.

Movimentos políticos

Em relação ao desempenho de movimento políticos, a pesquisa aponta que as páginas dos movimentos Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre (MBL) têm melhor desempenho que as páginas Mídia Ninja e Brasil 247. Apesar de ocupar o primeiro lugar em número de interações, a página do Vem Pra Rua é a que apresenta menor número de postagens. Enquanto a página postou 338 vezes entre os dias 15 de março e 3 abril de 2018, o Brasil 247 postou 703 vezes, a Mídia Ninja, 594, e o MBL, 545.

LEIA MAIS: ‘Vou contribuir com alegria, gratidão e lealdade’: vaquinha para Lula une petistas

“O que a gente percebe é que os movimentos liberais [Vem Pra Rua e MBL] têm conquistado um espaço maior nas redes. Eles têm, não só um alcance maior, mas também um número maior de pessoas interagindo de volta. A gente consegue identificar que há um público, representante de um dos ‘lados’, bem mais ativo que o outro”, afirma Luppi. O Vem Pra Rua apresenta 5,8 milhões de interações, o MBL, 4,3 milhões, a Mídia Ninja, 1,1 milhão e o Brasil 247, 828 mil. A pesquisa completa está disponível aqui (PDF).

“O conteúdo da Mídia Ninja e do Brasil 247 gera muito engajamento, mas o engajamento se dá por um número pequeno de pessoas. Eles não conseguem ter um conteúdo que, de fato, chegue a ambientes diferentes. É o que a gente chama de reação de bolha: são sempre as mesmas pessoas falando dos mesmos temas e interagindo nas mesmas páginas”, explica, em entrevista à Protagonista (veja o vídeo abaixo).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]