i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

A Protagonista

Foto de perfil de A Protagonista
Ver perfil

Por que tantos liberais estão pedindo desculpas a autoritários?

O festival das falsas desculpas pode ser resumido em uma única palavra: submissão. Nós já vimos esse filme. É pelo linchamento público – que só se interrompe com pedido de falsas desculpas – que o politicamente correto unificou o discurso de Hollywood.

  • Por Madeleine Lacsko
  • 28/05/2019 11:17
Por que tantos liberais estão pedindo desculpas a autoritários?
| Foto:

Autoritários não têm ideologia de preferência, bebem da que for mais conveniente para submeter os demais. Estamos vivendo um fenômeno muito parecido com o que imperou em Hollywood e foi registrado pela imprensa norte-americana há alguns anos: o festival das falsas desculpas.

Você deve ter visto sobretudo na última semana um festival de liberais pedindo desculpas absolutamente sem sentido. Geralmente, o teatro é o mesmo. O liberal emite uma opinião, uma horda capitaneada por gente que não mostra a cara tenta destroçar a imagem da pessoa e ela, resignada, pede "desculpas".

Coloquei entre aspas de propósito. Não há desculpas sem arrependimento verdadeiro. Nos casos em questão, de quê exatamente as pessoas estão se arrependendo? De nada. Estão com medo porque perdem seguidores, porque suas famílias são ameaçadas por anônimos, porque suas vidas estão virando uma caixa de eco de xingamentos variados.

Aí se manipula também a culpa. No fenômeno das falsas desculpas, os ataques jamais são contra adversários, precisam ser sempre dentro do próprio ninho. A pessoa que já abrigou aqueles pensamentos ou aquele grupo de alguma forma é constrangida a se ajoelhar para ele. O falso pedido de desculpas é a sinalização de submissão ao grupo ou a um guru.

Um fenômeno parecido com o da submissão ao Aiatolavismo ocorreu há alguns anos nos Estados Unidos e foi bastante registrado pela imprensa no evento específico do suicídio do ator Robin Williams. E é da fonte manipulativa usada também pelo "politicamente correto" que bebem os autoritários, constranger a jamais pensar fora dos limites que definem.

Há poucas questões mais intrigantes e polêmicas do que o suicídio. É absolutamente corriqueiro que, diante do suicídio de uma pessoa famosa, ainda mais se conhecida pelo humor, as demais pessoas passem a questionar diversos valores fundamentais e muitos tendem a refletir de forma que pode "ofender" os demais.

Na época, 4 famosos de Hollywood se sentiram forçados a agachar diante do politicamente correto por meio do teatro das falsas desculpas. Elenco os casos para que fique bem clara a semelhança com o roteiro do que vivemos hoje.

Em todos os 4 casos as pessoas emitiram opiniões às quais têm direito, mas que estão longe do que é politicamente correto ou confortável de ouvir. Logo em seguida, há um clamor pelo linchamento público daquela personalidade, que vai escalando no nível "sede de sangue" de arenas romanas para a necessidade de aniquilar tudo o que seja relativo àquela pessoa. Alguns, para suprir a sede de sangue da massa, entregam a senha da vitória: um pedido de desculpas falso, apenas para sinalizar que vão se submeter ao politicamente correto.

O ator Todd Bridges disse, num rompante, que suicídio é um ato muito egoísta. Eu concordo com a afirmação. Ainda que seja uma vivência extremada da dor e do sofrimento, ela se relaciona apenas com o universo interno do indivíduo, sem pensar nas pessoas que o amam. Ocorre que não é agradável ouvir nem dizer isso, parece que é uma minimização do sofrimento do suicida. Não é, mas não importa, só pararam de malhar o ator quando ele pediu desculpas publicamente.

O caso de Gene Simmons, baixista do Kiss, foi ainda mais bizarro. Ele havia feito uma postagem sobre depressão e suicídio que depois rendeu uma entrevista bem polêmica. Vamos lembrar que o músico não é conhecido por sua vida calma e regrada. Começaram a relacionar a declaração anterior com o suicídio de Robin Williams e então a horda politicamente correta começou a atacar incessantemente. Ele acabou pedindo desculpas e a sede de sangue arrefeceu.

Henry Rollins também não escreveu sobre Robin Williams. Em sua coluna semanal no L.A. Weekly, fez uma reflexão profunda, com insights da vida pessoal, sobre depressão e suicídio. O título era, digamos, provocativo: "Fuck, Suicide". A conclusão era em defesa da vida, de que não anulemos nenhuma existência por mais sofrida que pareça porque o mal já anula vidas aleatoriamente, com a violência e a criminalidade. Todo mundo é livre para discordar da mesma forma que ele deveria ser livre para discutir. Só que não foi.

Iniciada a campanha "Fuck, Henry Rollins", passou a ser consenso na matilha politicamente correta que ele devia desculpas a todo mundo por ter escrito sua coluna. E como conseguiriam isso? Com insultos incessantes, provocações, ameaças, campanhas de desinscrições e pedidos de demissão.

Shepard Smith, jornalista da Fox News, já tinha no currículo uma relação complicada com suicídios. Em 2012, numa tranmissão ao vivo de uma situação policial, acabou transmitindo na TV norte-americana o suicídio de um homem de 33 anos. Na época, causou revolta e muitas críticas, mas curiosamente ainda não era o tempo de botar de joelhos para satisfazer a sede de sangue.

Isso foi acontecer anos depois, já no frisson do politicamente correto. O mesmo âncora, Shepard Smith, fez um questionamento que todos já devem ter ouvido em casos de suicídio: era um covarde? Isso mesmo, ele questionou se o suicídio seria um ato de covardia e passou a ser alvo de uma massa raivosa, que atacou sua reputação e a da Fox News, só parando quando ele fez o gesto público de rendição: as falsas desculpas.

Cada vez que alguém se agacha diante da multidão que exige sangue ou desculpas, a barbárie se alimenta.

O império do politicamente correto se fez pelo medo, pela manipulação das culpas, pelas falsas acusações em massa - machista, racista, elitista - até que a pessoa cansasse de ser alvo e se colocasse ao lado de quem ataca. Estamos vendo o uso da mesma fórmula de interdição do debate por outros grupos. Se deu certo, era natural que acontecesse.

Uma das maiores ilusões no jogo da liderança é alguém se intitular "representante do povo" sem ter sido votado para isso. Por mais esquizofrênico que pareça, é comum. O mal acomete desde ONGs super bem intencionadas até obscuros perfis anônimos em redes sociais que curiosamente atendem incessantemente os desejos de poderosos de plantão. Que "povo" eles representam? O que é "povo" senão indivíduos independentes?

Da mesma forma que o politicamente correto se diz representante do povo ao tentar assassinar reputações para que jamais alguém lhe repense as fronteiras, perfis anônimos manipulam pelo medo, culpa e sensação de pertencer a uma elite, um vasto grupo de pessoas dispostas a tudo para saciar a sede de agressividade.

Pouco importa o tema, pouco importam as consequências. Há um grupo que se pretende autocrático e com capacidade de manipular pessoas. Não há, nas redes sociais, ondas espontâneas de ódio contra um único indivíduo, há a concertação de interesses e provocações, partindo quase sempre de perfis anônimos, para bombardear alguém que causa dissonância no debate.

As falsas desculpas são a bandeira branca da sociedade que se agacha diante da interdição do pensamento, do exercício coletivo de emburrecimento. Quem levanta um tema que desgoste o pequeno grupo que tem alta capacidade de mobilização para assassinato de reputações é imediatamente combatido. O grupo tem sede de sangue, precisa de alvos novos todos os dias.

A reação dos alvos da agressividade é determinante para os próximos passos. Quando se desculpam sem ter do que se desculpar ou se explicam sem ter por quê se explicar, vão além da desonestidade intelectual. Não há vitória dos brutos sem o apoio conveniente dos covardes.

E é assim que cortamos as asas da criatividade, da inovação, da evolução, do debate: agachamento após agachamento diante de uma massa sedenta por sangue. Da mesma forma que o politicamente correto enquadrou os pensadores críticos de Hollywood, o politicamente imbecil tem tentado enquadrar liberais e pensadores livres no Brasil.

Vão conseguir? Depende de cada um de nós. Calar diante de ataques em massa ou se juntar a eles para ter aquele sentimento de pertencer a um grupo é tudo o que os autocratas precisam para prosperar e ocupar espaço. Não há neutralidade nesse tipo de conflito: a omissão significa cumplicidade com o lado que ataca covardemente.

Ninguém fica em dúvida entre fazer o certo e o errado, a dúvida é entre fazer o certo e o cômodo. O certo incomoda no curto prazo, o cômodo pode ser nossa sepultura moral.

41 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 41 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • H

    Heloisa Helena Bailo Salgado Alvarez

    ± 0 minutos

    Eu era muito mais feliz quando achava que o problema estava apenas no politicamente correto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco

    ± 2 horas

    "Em um projeto liderado por Ravi Iyer e Sena Koleva, analisamos dezenas de pesquisas preenchidas por 12 mil libertários e comparamos suas respostas com as de dezenas de milhares de liberais [esquerda no contexto norte-americano] e conservadores. Descobrimos que os libertários se parecem mais com os liberais [esquerda] do que com os conservadores na maioria dos traços de personalidade[...] No Questionário de Fundações Morais, os libertários se juntam aos liberais [esquerda] pontuando muito pouco nas Fundações Lealdade, Autoridade e Santidade" (Jonathan Haidt, em A Mente Moralista).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ARIEL TEIXEIRA

    ± 4 horas

    Faz parte do jogo, Madá. Vida que segue

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lycia B P S Pauletto

    ± 4 horas

    Politicamente correto implica numa enorme falta de liberdade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Red

    ± 4 horas

    Desculpa pede quem errou ou agiu como não se esperava da pessoa. Adianta se dizer liberal e temer a sociedade? E querer pixar indivíduos de alguma coisa tribal (bolsonarista, bolsominion, facista, olavete, conservador de baixa estirpe etc) Esse tipo de pixação nem análise nem é liberal. É análise coletivista... A análise liberal tem método individualista, olha os indivíduos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Laerte Camargo

    ± 5 horas

    "De onde menos se espera, daí é que não sai nada..!" Barão de Itararé.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Saulo Rei Gomes da silva

    ± 6 horas

    Muito bom. Parabéns

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elis Moro Perse

    ± 7 horas

    Preguiça deste tipo. Gazeta está na hora de repensar seus colunistas. tá melhorando mas ainda falta mudar alguma coisa

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Souza

    ± 7 horas

    Lembrei-me agora do Bernardinho, no caso daquela transgênero do volley.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Renata

      ± 6 horas

      Ótimo exemplo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata

    ± 7 horas

    Esse efeito manada tem levado a um empobrecimento do debate público. Qualquer assunto fica sujeito à um crivo dessa massa invisível que persegue quem ousa a pensar diferente. Nem críticas são aceitas. Isso é geral, tanto que as coisas ficaram pasteurizadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Renata

      ± 7 horas

      a um crivo, sem crase.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VOTO IMPRESSO JÁ

    ± 7 horas

    Matéria meio confusa pois ataca a todos. Chama os manifestante ordeiros de horda, sedentos de sangue. Acho que não está muito bem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • T

      Tiago Souza

      ± 58 minutos

      Também percebi isso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Bruno Sampaio de Souza rezende

      ± 6 horas

      Essa moça é MUITO fraquinha, atira pra todo lado e não acerta ninguém. O muro estreitou e ela não percebeu.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    ± 8 horas

    Algum de vocês tinha comentado no artigo sobre armas da Srta ? Os comentários sumiram só para mim ou para todos ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RODRIGO MENEGAZ SPODE

    ± 8 horas

    "Faça o que digo, não o que faço". Esta é a tradução para o que você escreveu. Esses monstrinhos que hoje rosnam para vocês na internet, eles foram todos criados por vocês! Os 200 anos de mentiras (a tal da "verdade" jornalística) criaram uma humanidade que só sabe ver um lado de uma história - antes o lado do editor, do radialista; agora, o lado que combina com seu pensamento. Vocês nunca se preocuparam em educar, apenas em convencer. Agora embalem sua cria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilson

    ± 8 horas

    Quais foram os liberais que pediram desculpas que ela ta falando?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 8 horas

      Tem isso tbm...será que eram liberais mesmo?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Inaldo B. Nunes

    ± 9 horas

    Excelente. Qualquer semelhança com os dias atuais não é mera coincidência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Red

    ± 9 horas

    Cortou meu comentário educado, mas crítico. Depois não vai pedir desculpas falsas hein? Kkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 9 horas

    Muito bom o artigo, excelentes e oportunas colocações !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EAP

    ± 9 horas

    "Moderação da divulgação da verdade é serviço prestado à mentira." O.C.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Simone

    ± 10 horas

    Excelente artigo! Descreve a atual condição da direita brasileira, onde um bando de reacionários “sedentos de sangue” querem não somente se impor ao pensamento conservador e liberal, mas também destruí-lo. Aos que pensavam que o “politicamente correto” era restrito à esquerda, ledo e triste engano. Pior, ainda, aos que, como eu, negavam a existência da direita fascista, eis que a realidade se impõe. A verdade é que radicais, de esquerda ou de direita, abominam o contraditório, o livre pensamento e, em última análise, a própria democracia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wilbur Archibald III

    ± 10 horas

    Mas o que tem a ver o cru com a craussas? Suicídio com autoritarismo. Goiabada com moqueca?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • H

      Helio

      ± 7 horas

      Sugestão: Leia de novo com calma. Agora releia, com calma, e mágica: você entendeu...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo

    ± 10 horas

    Felizmente ou infelizmente não tenho fama suficiente para ser alvejado por conta de meus comentários, mas de fato é bem incomodo sofrer com a horda dos bolsonaristas extremistas (afinal há os apoiadores sensatos, e creio que são a maioria) o mesmo que sofri com os petistas no réquiem de Dilma e molusco. Estou cada vez menos convicto de que um dia isso terá fim, afinal são sempre os não moderados que procuram um megafone para gritar aos ouvidos de quem discordam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALEXANDRE JOSE D. GONCALVES

    ± 10 horas

    Concordo com sua colocação. Também percebo que existe certo grau de imoralidade na desculpa não sincera. Também concordo que existem grupos muito influentes que fazem pressão sobre toda uma sociedade para que as pessoas tendam a acreditar e seguir a cartilha ditada pelo politicamente correto. Isso tem de parar e as pessoas devem manter suas convicções, sempre com respeito e coerência. Parabéns pelo artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 11 horas

    Então pq vc deleta os comentários que são politicamente incorretos e só deixa os politicamente corretos? Afinal, eu não sou obrigado a concordar com algo que eu não concorde, senão viro desonesto intelectual que quer agradar a massa (jornalista).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    10 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 7 horas

      Mas muita gente aqui não tem educação acha que é terra de ninguém xinga e ofende a vontade quem discorda deles. precisam saber se comportar até aqui, ninguém é o dono da verdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Gustavo Augusto Druziki

      ± 7 horas

      Sartan: não é porque a opinião ofendeu, mas ela deleta comentários sempre que convém.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 8 horas

      Quem esta impondo suas próprias conclusões? você que vem xingando os outros que discordam de você. não sou eu que chamo a redatora de jornalistazinha e isentona isso porque a opinião dela ofendeu você.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André da Costa Oliveira

      ± 9 horas

      Sartan: não! Esse ******* não é uma piada como disse o Zyss! É um patético que tá em todas reclamando da imposição da "direita raivosa" impondo suas próprias conclusões! Ou será um esquerdista plantando a discórdia!? Em qualquer caso, é um *****!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 9 horas

      Zyss: claro para quem tem o rei na barriga devo ser

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 9 horas

      Sartan: kkkkkk vc é uma piada...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 10 horas

      Mauricio Simões: Sinceridade provoca ódio nas pessoas que sempre se acham os donos da razão é como tirar seu chão ai ficam loucos. seu descontrole prova que ela tem razão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 10 horas

      Porque existe termos de uso se esta comentando é porque concorda com ele, se não leu? porque reclama?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mauricio Simões

      ± 10 horas

      Não dá nojo de ver essa hipocrisia? Essa jornalistinha "se faz" do que algumas tribos querem ouvir. Move-se com a maré. Se faz de "dixcolada" para agradar a esquerda. Se faz de isentona para agradar o centro. Bate no óbvio para tentar enganar a direita, mas por não conseguir, destila suas frustrações em forma de caras, bocas e textões. Se faz de crente porque viu ali um nicho interessante. No fim, só engana os incautos. Para os demais, de todos os lados, vira motivo de chacota e desconfiança. A cada palavra queima mais o filme. Logo desaparece...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      Isabel

      ± 10 horas

      perfeito! é pq ela é "A ISENTONA"!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel Pan

    ± 12 horas

    Top!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.