• Carregando...
Rio de Janeiro- RJ- Brasil- Cristo Redentor. Foto: Alexandre Macieira/ Riotur
Rio de Janeiro- RJ- Brasil- Cristo Redentor. Foto: Alexandre Macieira/ Riotur| Foto:

O período de convenções se encerrou domingo (5), mas foi apenas na noite de segunda-feira (6) que o Rio de Janeiro viu a conclusão de sua lista de candidatos ao governo.

Uma das definições da noite foi a retirada da candidatura de Leonardo Giordano (PCdoB), que acabou se posicionando como vice de Márcia Tiburi (PT) – reproduzindo, de certo modo, a aliança que os partidos fizeram no plano nacional. Outro anúncio posterior ao período de convenções foi o da confirmação de Leide Duarte (PRB) como vice de Anthony Garotinho (PRP), e da candidatura de Walter Cristie (Patriota) ao senado pela mesma chapa.

Com isso, o Rio terá 10 candidatos ao governo. O ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes é o nome do DEM. Ele terá como vice Comte Bittencourt (PPS). O senador Romário disputa pelo Podemos. Os demais concorrentes são Tarcísio Mota (PSOL), Índio da Costa (PSD), Pedro Fernandes (PDT), Dayse Oliveira (PSTU), Marcelo Trindade (Novo) e Wilson Witzel (PSC).

MDB “tóxico”
Antes todo-poderoso no estado, o MDB agora terá sua participação resumida à candidatura de deputados federais e estaduais. A rejeição à sigla se viu nos discursos dos candidatos durante as convenções.

“Apresentem a minha conta no exterior, porque a de Eduardo Paes no Panamá eu já mostrei. 8 milhões de dólares no nome do seu pai e da sua irmã. Mostrem a minha mansão, porque a de [Sérgio] Cabral eu mostrei. Mostrem a minha fazenda, uma cabecinha de gado, porque a do [Jorge] Picciani eu mostrei”, declarou Anthony Garotinho, que foi do MDB até 2009 e se tornou um dos maiores adversários da legenda.

Já Romário ironizou a “experiência” dos emedebistas. O candidato do Podemos disse que Eduardo Paes e o governador Luiz Fernando Pezão são inspirações na política para eles – porque ele os apoiou e se frustrou com o desempenho dos antigos aliados.

“Eu talvez realmente não sou o mais capacitado de todos, não sou o mais experiente. Não sou e não quero ser, e muito menos quero ter, essa experiência que eles dizem que têm. Tem um monte deles presos. E tem muitos que estão para ser daqui a pouco. Essa experiência deles não me serve”, declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]