i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

A Protagonista

Foto de perfil de A Protagonista
Ver perfil

Vaza Jato e a República das Excelências

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 11/06/2019 10:34
Vaza Jato e a República das Excelências
| Foto:

As conversas nada republicanas entre procuradores e juiz da Lava Jato não soterram os crimes cometidos pelo PT, apenas encerram a narrativa de heroísmo que apimentava todos os casos. Obviamente quem despreza as instituições e a democracia tentará sair em defesa do indefensável, mas a realidade é só uma: a lei tem de valer para todos, até para os ungidos.

O Brasil viveu, nos últimos tempos, uma relação tempestuosa com o Judiciário e o Ministério Público. Por um lado, os integrantes dessas instituições esfregam diariamente na cara do país o quanto se sentem superiores aos demais. Por outro, assim que um grupo começou a incomodar corruptos, a sociedade confirma que eles são mesmo superiores aos demais seres humanos e eles desistem de seguir regras.

O processo de seleção e os salários iniciais das carreiras jurídicas no Brasil são feitos sob medida para o sistema falir.

Gente sem nenhuma experiência de vida é selecionada para ter o poder de prender, soltar, congelar contas bancárias e muito mais. Qual o critério? Capacidade de memorização. O salário inicial equivale a mais de um ano do salário médio das famílias brasileiras. Uma vez vitalícios, os integrantes dessa carreira quase não obedecem regras. Ainda que façam as piores coisas, o máximo que lhes ocorre é o afastamento com pagamento integral. Qual a chance de um sistema desses fazer justiça?

Não vou nem comentar a falta de noção que leva um juiz, responsável pelos maiores casos de corrupção do Brasil, a achar que está tudo bem entrar num grupo de Telegram de procuradores, sabendo das consequências nefastas que isso pode ter. Vou falar de outros casos, com os quais convivemos abertamente enquanto as mensagens eram trocadas em sigilo.

Em janeiro de 2013, 242 pessoas foram queimadas vivas dentro da Boate Kiss, em Santa Maria. Depois de um acidente pirotécnico, os responsáveis pelo estabelecimento resolveram trancar todo mundo num incêndio até que as comandas fossem pagas. Apesar das dezenas de cadáveres, os responsáveis continuavam soltos e os pais das vítimas ficaram revoltadíssimos.

O que fez o Ministério Público? Processou os pais que reclamavam da morosidade da punição. Aliás, esses pais foram a julgamento antes dos responsáveis pelo incêndio. O crime deles foi espalhar pela cidade cartazes com charges de protesto contra o promotor responsável pelo caso e o prefeito da cidade.

O que leva um servidor público a achar que tem o direito de processar pais que acabaram de perder os filhos numa tragédia porque reclamam da sabida lentidão do Judiciário? É o sistema.

A ação penal foi cancelada em 2018, 5 anos depois de sua abertura, quando o promotor disse já não ter mais interesse nela. Quem reparou os danos psicológicos e o sofrimento adicional impingido aos pais das vítimas? Quem os ressarciu pelo esforço burocrático de se defender de uma ação penal em luto? Ninguém. Nada alterou a rotina do promotor.

Outro caso que me chocou demais foi o do menino Ezra, de 7 anos, encontrado esquartejado dentro do freezer da família no bairro de Santo Amaro, aqui em São Paulo. No ano anterior, ele havia sido afastado do convívio familiar devido a uma série de espancamentos que sofria.

Contrariando os pareceres dos especialistas e do Conselho Tutelar, o juiz decidiu que o menino voltaria ao convívio familiar, com a supervisão do Centro de Referência de Assistência Social. Mas pode determinar isso mesmo que todos os laudos sejam contrários? Pode. E, no caso, ficaram calados tanto o Ministério Público quando a Defensoria Pública - a última havia conseguido há alguns meses duplicar os salários para equiparar aos das demais carreiras jurídicas.

Esse menino acabou esquartejado dentro de um freezer. Os pais, estrangeiros, fugiram para o país de origem antes do encontro do corpo. Só não foi enterrado como indigente porque um advogado, sensibilizado com o caso, resolveu pagar o enterro do próprio bolso.

Na época, como jornalista, perguntei formalmente ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo quais as providências tomadas com relação ao juiz. Nenhuma. Foi considerado um erro comum.

Lembram da juíza do Pará que colocou uma menina de 15 anos, acusada de furto de celular, numa cela com dezenas de homens que a estupravam diariamente? Depois que o escândalo assentou, ela chegou a ser cotada para ser a maior autoridade na Justiça da Infância e Juventude do Estado. Só desistiram por gritaria da imprensa e da sociedade.

Ia faltar espaço na internet se a gente resolvesse enumerar todos os casos bárbaros envolvendo Excelências do Judiciário e do Ministério Público que acabaram em absolutamente nada. Após o vitaliciamento, tudo é permitido às Excelências. Então, nesse clima, por que mesmo alguém iria respeitar algo tão sutil quanto a independência entre Procuradoria e Judiciário? Se, na prática, não se pune o muito, por que se haverá de punir o pouco?

Os integrantes da Força Tarefa da Lava Jato decididamente têm inúmeros méritos, mas não deixam de usufruir de um sistema torpe no qual estão inseridos, a República das Excelências.

Receber auxílio-moradia mesmo tendo casa na mesma cidade é uma prática das carreiras jurídicas que chocou o Brasil, sobretudo porque o tal "auxílio" é de quase duas vezes o valor do salário médio das famílias brasileiras. Os integrantes da Lava Jato não abriram mão do benefício, como fizeram muitos juízes e promotores. E isso não escandalizou muito porque, afinal, é direito deles, as Excelências.

O poder corrompe. Aqui não falo de corrupção propriamente dita, de pegar dinheiro. São ambições diferentes a sede financeira e a sede de poder. Falo de corrupção da alma, da moral, de se deixar consumir pela vaidade a ponto de começar a pairar por sobre as regras que estão ali para serem obedecidas.

Apenas porque, na comparação, esses servidores absolutamente inexperientes conseguiam, por meio da Lava Jato, resultados melhores que os obtidos anteriormente contra corruptos, foram alçados à condição de heróis. E não há alma humana que resista à bajulação e ausência de limites. Somos humanos, sucumbimos. Era uma questão de tempo o aparecimento dos problemas.

Pode parecer duro demais falar sobre inexperiência, mas escolho aqui uma frivolidade, postada por outro procurador paranaense no Twitter, para ilustrar o encontro da falta de experiência com a falta de limites. "Um cachorro morto por um vigilante de mercado: 1 mês de comoção televisiva, boicote coletivo, manifestações de repúdio. Um menino de 8 anos assassinado pela mãe e companheira, um ano depois de ela ter mutilado seu pênis: nada na mídia, sem manifestações de ativistas.Onde erramos?", questiona o Procurador da República numa rede à qual todos têm acesso.

O que exatamente busca uma autoridade ao dizer publicamente essa narrativa que tem a profundidade de um pires? Primeiramente, é uma mentira flagrante e pública, que compromete a credibilidade da instituição que ele representa. Se não saiu "nada na mídia", como alega o ilustre servidor público, de que forma ele ficou sabendo? Contaram no Telegram? Qual o propósito de uma autoridade utilizar em suas redes a falsa simetria que tem sido explorada politicamente por personagens que pouco se importam em tripudiar sobre um cadáver de criança?

Quando morei em Angola, era advertida constantemente pelos meus colegas: "brasileiro gosta mesmo é de obedecer". No começo, fiquei bem incomodada, confesso. Mas, infelizmente, é verdade. Por que cargas d'água resolvemos alçar à condição de heróis justamente a casta mais mimada da República das Excelências? Porque gostamos da figura da autoridade que tudo pode.

Poder precisa ter limites ou se converte em tirania.

Agora, obviamente, vamos passar um tempão discutindo a vida dos hackers, Lula solto, Moro sai ou fica, o que fazer com Deltan e etc. Daqui a alguns anos, já teremos novos heróis que têm o grande histórico de não fazer nada mais que sua obrigação apenas porque os demais nem isso fazem. Daí, esses heróis se sentirão acima do bem e do mal e passarão a cruzar linhas perigosas. Então teremos um novo escândalo.

O problema não é essa ou aquela personalidade, é o clima de falta de limites que a nossa sociedade gera. Enquanto nós não mudarmos, essa ópera que já está cansando o país vai se repetir indefinidamente. Não precisamos de heróis, precisamos de instituições sólidas. Pode não ser tão emocionante mas, garanto, de tédio o Brasil não morre.

50 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 50 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • G

    GILBERTO GAESKI

    ± 0 minutos

    Parabéns. Texto demonstra equilíbrio e se mostra afastado de emoções e preferências partidárias. A realidade como ela é. Os fins, definitivamente não justificam os meios.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • I

      Inajara Caciqui

      ± 2 dias

      Ótimo texto! Também me indigno que com as mordomias e abusos do MP e do Judiciário. E acho q é uma das facetas mais trágicas do Brasil é a necessidade de heróis e mitos!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        SHIRLEI TEREZINHA IZAR

        ± 5 dias

        Muito triste perder o meu tempo com uma leitura tão irritante, tão sem noção . Se o telefone da mocinha aí fosse rackeado e as conversas jogadas num ventilador de sensacionalistas prontos pra fazer barulho , ia se sentir! suposições e intrigas e ainda quisessem tirar vantagens com isso , como ela ia se sentir?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Daniel Jr Hecke

          ± 5 dias

          Editor dormiu de novo? Deixou essa desqualificada publicar essa nojeira!!! Jornalista de péssima qualidade!!!! Formada em jornalismo de quinta categoria!!! péssima de tudo!!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Fábio

            ± 6 dias

            Essa senhora é jornalista formada, Gazeta do Povo? Agora para a suposta "jornalista". A credibilidade que vocÊ dá a essas "supostas conversas" tem o mesmo quilate e dignidade do "anonimato de um hacker" ou a sua formação jornalística não teve a disciplina de ética? Porque em ponto algum do texto é citado o crime e o terrorismo no qual estão inseridos tais atos. Parece que a estagiária nao quer mencionar o terrorismo esquerdista dos colegas ou será que ela esqueceu propositadamente?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              ALMJ

              ± 6 dias

              Contra fatos não há argumentos: - Lava jato (Juizes, Polícia Federal e MP) prenderam uma quadrilha; - milhões (bilhões?) de reais retornaram aos cofres públicos. Infelizmente a protagonista parece ter esquecido disso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • ± 5 dias

                Ué, mas isso não anula o fato de que Moro orientou o MPF e isso é vedado pela CF, pelo CPP e pelo Código de Ética da Magistratura.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • P

              PAULO C.P.

              ± 6 dias

              O que foi divulgado pelo site é somente a ponta do iceberg, vem muito mais por aí. De forma brilhante o jornalista conseguiu pescar um tubarão usando minhoca como isca. Tanto Moro como Dallagnol confirmaram a veracidade das mensagens. Agora é aguardar o restante e ver o que acontece.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                carlos antonio becker

                ± 6 dias

                Esse tipo de conversa informal acontece mesmo... É coisa corriqueira... Quem de nós já não pensou horrores do Gilmar, Levandowski, toffoli, Lula, Bolsonaro e tantas outras porcarias com as quais convivemos, hrimt?!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  carlos antonio becker

                  ± 6 dias

                  Esse tipo de conversa informal acontece mesmo... É coisa corriqueira... Quem de nós já não pensou horrores do Gilmar, Levandowski, toffoli, Lula, Bolsonaro e tantas outras porcarias com as quais convivemos, hrimt?!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Ricardo Scartezini Marques

                    ± 6 dias

                    Resumo do texto: uma coletânea de asneiras não relacionadas ao tema a que se propõe e uma frase (supostamente) de efeito ao final, que nada conclui. Triste ler um texto de tão baixa qualidade jornalística que distorce situações concretas específicas generalizando características negativas a todos os membros do Ministério Público e Judiciário, nas esferas federal e estadual. Profundo desconhecimento do tema abordado e do trabalho das instituições a que se refere. Talvez uma das piores matérias de todos os tempos publicado na Gazeta do Povo. Impressionante!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • G

                      Gilberto Nascimento

                      ± 6 dias

                      Excelência. São apenas conversas. Do tipo que se tem em clubes, restaurantes, no elevador, por telefone, em festas, pessoalmente. O pessoal da área jurídica conversa sobre temas jurídicos o tempo todo. Assim como os estudantes de medicina falam sobre doenças na mesa do RU. Nunca sente perto de um grupo de medicina no almoço do RU. Você vai perder o apetite."

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        All Jr

                        ± 6 dias

                        Digo com toda sinceridade: se a Gazeta fosse toda formada por gente como essa “jornalista”, já teria cancelado minha assinatura há tempos. Nunca vi tanta bobagem junta. Acorda Brasil!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo

                          ± 6 dias

                          Em postagem no Twitter você equiparou Moro ao Lula e em seguida bloqueou as pessoas que a criticaram. A afirmação, além de denotar desconhecimento tanto sobre a relação que é normal entre juízes e promotores quanto sobre os limites da legalidade, demonstra completa perda do senso das proporções. Você com isso pretendeu afirmar-se como "imparcial", mas sinto informar que tratar igualmente os desiguais não é imparcialidade – muito pelo contrário!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LUCAS M

                            ± 6 dias

                            Texto irretocável. Desde o julgamento do mensalão o poder judiciário e o ministério público ultrapassaram os limites democráticos e legais. É verdade que tal protagonismo mudou a nossa República para melhor em alguns pontos, como por exemplo a investigação e prisão de poderosos. Mas em determinado momento os protagonistas entenderam que poderiam ultrapassar qualquer limite para atender os seus anseios (que julgam ser de toda a sociedade). Espero que seja um marco para que se limpe o poder judiciário e o ministério público, do interior de Santa Catarina a Praça dos Três Poderes em Brasília. De tudo isso se tira a lição: não se pode criar narrativas de herói e vilão, sej

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              André Luís Vianna

                              ± 6 dias

                              O pessoal,em grande parte,só está conseguindo interpretar o artigo dentro da curta perspectiva "Direita X Esquerda","Lava-Jato do Bem X Lava-Jato do Mal","Lula X Bolso","Moro,ame-o ou odeie-o!".Pelos deuses,q reducionismo infantil e passional!É uma reflexão interessantíssima q transcende em muito tais questões!!A tônica maior do texto reside na percepção da corruptibilidade da natureza humana,na nossa ingenuidade perigosa e pueril qdo da eleição apaixonada d heróis perfeitos e imaculados se contrapondo(num simplório enredo do Bem X Mal)a vilões perfeitamente malévolos e desprovidos q qquer(mesmo q mínima)virtude."Vaidade,meu pecado predileto."(Diabo)

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Roberto

                                ± 6 dias

                                Infelizmente eu li essa *******e texto. Infelizmente a Gazeta ainda tropeça com essas porcarias esquerdopatas! Segundo a escriba está tudo errado, o governo, o MP, os juízes, a sociedade, os jornalistas, só ela se salva! E tudo ficou ruim nesse ano, pois antes estava ótimo. Que tal dar a solução? Criticar obra feita é fácil! Quando poucos tentam alguma luz, buscam de suas formas melhorar usando as ferramentas laborais e sociais disponíveis, vem uma anta dessa encher o ****! Vá paparicar a dilma, filhote de marmota!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  simone

                                  ± 6 dias

                                  Protagonista, com este texto? Me desculpe, mas vá escrever obituários. Corre menos risco de demonstrar a sua incapacidade de discernimento.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • O

                                    Osmar

                                    ± 6 dias

                                    Manda prender o Moro+Dalangnol e solta logo a cambada petista pra satisfazer a protagonista.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      Paulo

                                      ± 6 dias

                                      A senhora não conhece nada do Judiciário e do Ministério Público e ainda ousa generalizar. Pouca ciência e muita pretensão. Escreve para a "galera". Falta maturidade e quer "protagonizar". Primeira e última leitura da sua coluna.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Mauro Santi Sagin

                                        ± 6 dias

                                        Texto com objetivo claro de se utilizar de retórica para criticar os integrantes da Lava Jato. Sem nenhum pudor não enaltece os ganhos e exalta os erros. Claramente parcial. E isso realmente é uma pena... ter jornalistas com viés...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          D. L. Paiva

                                          ± 6 dias

                                          Comparar os "deslizes" cometidos pelos integrantes da Lava-jato com os crimes cometidos pelas quadrilhas político-empresarais é de uma estupidez insondável. Ninguém é perfeito, nem juízes, nem varredores de rua, roçadores de pasto. Todos erram, mas quase sempre sem premeditação e acreditando no próximo; bem ao contrário de quadrilhas organizadas.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            JoãoBRF

                                            ± 6 dias

                                            Me desculpa moça, com todo respeito, você é uma tremenda de uma esquerdista a mando do PT assim como a maioria do pessoal que trabalha em empresas ligada a GLOBo que é o caso da Gazeta. Bem a troca de mensagens entre procuradores e juiz acho até comum e necessária, se eles extrapolaram que paguem por isso. Agora vir aqui fazer um texto desse e desmerecer o Sr. Juiz e os procuradores é típico coisa de esquerdistas. Vai lá prisão ser mais uma amante do cachaceiro, aquele bebum que matou milhares de brasileiro com o desvio de verba de mais de UM TRILHÃO de reais. Isso você não comenta. O Filho dele milionário você não comenta. A falecida milionária você não comenta. Força governo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              JOSE DE PAULA

                                              ± 6 dias

                                              OS HACKERS SÃO CRIMINOSO DA INFORMATICA ...LOGO QUEM LEVA A SERIO ELES TB COMETE CRIME..A PROPOSITO NOS EUA O PRESIDENTE TRUMP SOFREU NAS ULTIMAS ELEIÇÕES COM ESTES CRIMINOSOS..SE FOSSEM LEVADOS A SERIO ELE JA TINHA CAIDO A MUITO TEMPO....COM HACKERS NADA SE PODE LEVAR A SERIO POIS A JUSTIÇA É SERIA ELES NÃO.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                RADAMES MANOSSO

                                                ± 6 dias

                                                Esse artigo é a coisa mais confusa que já li nos últimos tempos. Atira para todo lado, mas com a ideia fixa de desqualificar os 'garotos' da Lava Jato. Os cães ladram e a caravana passa. Sugiro à articulista voltar ao próprio artigo daqui cinco anos.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • C

                                                  Cristian carla a. Volski cassi

                                                  ± 6 dias

                                                  Também achei que atira pra todl lado e intenciona confundir a roubalheira desmedida, assassinatos ... enfim erro crassos com as mediddas corretas tomadas pelo Ministro (então juiz) e procuradores

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  José Carlos

                                                  ± 6 dias

                                                  Acho que nem precisa ser daqui a cinco anos, ela que volte no final do mês.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Eduardo Prestes

                                                ± 6 dias

                                                A Lava-Jato enfrenta bandidos poderosos, em grupos articulados e com grandes redes de apoio. Acho justa articulação contrária, para fazer frente a esses criminosos que não respeitam lei alguma. Serei sempre grato e solidário com esses brasileiros corajosos, que enfrentam com grandes riscos pessoais a máfia esquerdista. Basta ver o que esse tipo de gente fez na Venezuela e em Cuba para perceber o risco que representam ao país.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  André

                                                  ± 6 dias

                                                  Foi a análise mais interessante que eu li sobre esse assunto. Esse caso deveria servir para isso: refletir até que ponto deve ir o poder de juízes e procuradores, como devem ser as relações entre eles (e com os advogados) etc. Mas parece que a maioria só está preocupada em louvar seus heróis, seja Moro ou Lula...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    Freitas

                                                    ± 6 dias

                                                    "O general Villas Bôas, ex-comandante do Exército, foi ao Twitter e fez uma defesa enfática de Sergio Moro. “Momento preocupante o que estamos vivendo, porque dá margem a que a insensatez e o oportunismo tentem esvaziar a Operação Lava Jato, que é a esperança para que a dinâmica das relações institucionais em nosso país venha a transcorrer no ambiente marcado pela ética e pelo respeito ao interesse público. Expresso o respeito e a confiança no Ministro Sergio Moro.”

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      André R.

                                                      ± 6 dias

                                                      Neste Brasil dominado pela "Mão Negra - Corruptos, Unidos, Jamais serão Vencidos ! " , estranhar a falta de regras me parece ingenuidade. Não vi tata comoção contra os sucessivos assaltos praticados pelo Ali Ladrão e os 400 ********. O que está acontecendo ?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • B

                                                        Biriva paranaense

                                                        ± 6 dias

                                                        Escreveu a pura verdade, infelizmente.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          Cezar

                                                          ± 6 dias

                                                          Não existe nenhum ponto em comum da Lava Jato com as excrecências da Justiça elencadas no artigo.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Mauricio Magnus

                                                            ± 6 dias

                                                            Difícil compreender a linha de raciocínio. Afinal, comparar erros crassos, conflitos processuais e intenções espúrias é tal qual colocar o mesmo rótulo em jornalistas incompetentes, mídias compradas e ativistas fantasiados de jornalistas.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • E

                                                              Eduardo Prestes

                                                              ± 6 dias

                                                              A linha de “raciocínio” é: “Lula livre”. Em seguida, vem a vingança contra todos os que ousaram se opor ao projeto de poder da esquerda.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            FERNANDO LUIZ POZZOBON

                                                            ± 6 dias

                                                            Texto ótimo. Com exceção aos "comentários nada republicanos" . Alterou algo em relação ao deslinde do pleito na ocasião? Alterou-se provas e julgamento da ocasião? Foi parcial? Leia o editorial de Janaína pascal no dia de hoje, excelente. Assim complementa o raciocínio sobre o episódio.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • A

                                                              Aécio Antunes

                                                              ± 6 dias

                                                              Moro no grupo de Procuradores? Até onde eu sei, foram vazadas conversas privadas entre Moro e Dallagnol. Melhor ter o cuidado de expor/comentar fatos e não "vontade". Alguns casos apontados (que concordo com os desmandos) nada tem a ver com a Lava Jato e até o momento não vejo nada que descredibilize a tal operação.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • E

                                                                Ednéia

                                                                ± 6 dias

                                                                Muito bom artigo, sempre com ótimas pontuações de tudo que ocorre na capital mundial da gambiarra e das excelências!!!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • A

                                                                  Alex Fox

                                                                  ± 6 dias

                                                                  Apesar de não concordar com a autora em alguns pontos, concordo com a ideia geral do texto. No Brasil, juízes, procuradores e outras "autoridades" são verdadeiros deuses, a lei não se aplica a eles. Além dos exemplos citados, quantos casos o STF agiu obviamente defendendo interesses escusos e ninguém pôde falar nada ? Infelizmente exemplos da má atuação do judiciário não faltam.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  1 Respostas
                                                                  • R

                                                                    Renata

                                                                    ± 6 dias

                                                                    Concordo com você.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • E

                                                                  Ednéia

                                                                  ± 6 dias

                                                                  Muito bom artigo, sempre com ótimas pontuações de tudo que ocorre na capital mundial da gambiarra e das excelências!!!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • R

                                                                    Renata

                                                                    ± 6 dias

                                                                    Exato Madá. Você tocou em um ponto muito importante, estamos em uma sociedade sem limites e infantilizada.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    2 Respostas
                                                                    • R

                                                                      Renata

                                                                      ± 6 dias

                                                                      Em tempo, o agressor foi realmente o pai da menina no caso acima.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                    • R

                                                                      Renata

                                                                      ± 6 dias

                                                                      Não estou me referindo ao caso dos procuradores e do Juiz, essa situação ainda carece de muitas informações. Porém, no geral, se vê muita impunidade nesse tipo de carreira. O episódio da boate Kiss é emblemático, Outro caso. que ocorreu também no RS, foi um promotor literalmente achincalhar uma jovem que fez um aborto autorizado por ele e pela juíza do caso, quando ela negou que o filho era do pai (que segundo ela a havia estuprado). É notório, nesse tipo de caso que a mulher pode fazer isso por pressão familiar e até por medo, pois na maior parte dos casos continua morando com o agressor. Quando o caso veio à tona, o que ocorreu? Nada. A autoridade sai de férias até o caso esfriar.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Antonio Carlos da Silva Gomes

                                                                    ± 6 dias

                                                                    A autora tem até uma certa razão, mas comente o erro crasso de considerar as mensagens divulgadas como conversas "nada republicanas entre procuradores e juiz da Lava Jato". Em primeiro lugar porque não se sabe se são verdadeiras ou não e em qual contexto se deram, o que é fundamental para uma análise mais apurada. E em segunda lugar que o que foi divulgado até agora em nada compromete a atuação do juiz e dos procuradores. Enfim, bola fora da autora.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • I

                                                                      Isabel

                                                                      ± 6 dias

                                                                      a ISENTONA se SEGUROU pra nao escrever: Lula Livre!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • L

                                                                        Lou Olive

                                                                        ± 6 dias

                                                                        Protagonista com ares de destrambelhada, um fiasco para a Gazeta do Povo. Ofende o leitor, os fatos e a razão. Muita pose pra tão pouco.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • F

                                                                          Freitas

                                                                          ± 6 dias

                                                                          Barbaridade. Que salada. Quais comentários nada republicanos? Que zona...

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          Fim dos comentários.