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Teremos dias bem complexos pela frente. Acredito que no Brasil serão dois meses de quarentena. Apesar de a China ter controlado a crise 40 dias depois, há mais de duas semanas que na Itália instalou-se o caos - reflexo do coronavírus no país, que ainda não alcançou a fase de desaceleração na curva de infectados. E o pior: lá, a taxa de letalidade está aumentando e já é mais alta que em qualquer outro país afetado. Então acredito que de fato teremos dias difíceis pela frente até conseguir sair da “quarentena” (que não significa 40 dias).

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Mesmo que você ainda não acredite na força da propagação e até mesmo na letalidade do vírus, o fato é: já gerou um impacto negativo na sociedade e no mercado, afetando negócios que podem com o agravamento e histeria popular, não conseguir se manter e se sustentar nesse período.

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É verdade que não temos condições de parar o vírus, mas a pandemia não pode virar um pandemônio pois, apesar de parte da população ser infectada, sobreviveremos. O que realmente não pode acontecer é toda a população ser infectada ao mesmo tempo: isso geraria pânico e calamidade por não termos estrutura de atendimento em hospitais, por exemplo.

Ou seja, se retrair agora e diminuir a circulação social é tudo que o coronavírus não quer que você faça. Ele precisa que você continue com sua vida normal para conseguir se alastrar. Então como não podemos segurar, podemos pelo menos reprimir a velocidade de propagação desse vírus simplesmente tomando os cuidados necessários e fazendo prevenção já amplamente divulgada pelos especialistas. Cautela! Não espere o governo declarar estado de emergência e calamidade pública, faça já a sua parte agora.

Mas ainda bem que vivemos em um mundo digital onde podemos fazer muita coisa de forma virtual. Agora que precisamos estar mais afastados fisicamente, temos as ferramentas e plataformas para continuar o relacionamento social, convivência e em muitos casos, até tocar os negócios a distância.

O que já é alarmante é a velocidade com que uma mudança macroeconômica acontece, por isso precisamos de senso de urgência e nos preparar, já que fatalmente teremos uma queda na oferta e procura em vários setores, justamente pelo impacto na vida dos nossos clientes. Por isso cautela, precaução e prevenção em relação a nossa saúde sim, mas precisamos da mesma forma nos preocupar com a saúde dos nossos negócios.

Não podemos parar de trabalhar, a economia e o Brasil precisam de nós operando e produzindo. Quarentena é um afastamento social momentâneo e não o fechamento do seu negócio. Para ajudar as empresas, seguem meus 20 alertas, conselhos, dicas e providências sobre negócios para enfrentar a crise do coronavírus:

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  • Ser obstinado na redução de custos nesse momento, reavaliação dos orçamentos, exclusão imediata de itens não essenciais.
  • Repensar o planejamento anual para reduzir expectativas.
  • Rever projetos, processos e investimentos.
  • Cancelar e adiar eventos.
  • Postergar ou cancelar fechamento de novos contratos e se possível repactuar os antigos contratos.
  • Reduzir momentaneamente salários dos sócios.
  • Renegociar com fornecedores, compras e prazo de pagamento.
  • Securitizar as dívidas atuais e tentar linhas de crédito mais baratas.
  • Focar os investimentos em Marketing Digital, mas apenas no que gera um ROI positivo e mais interessante neste momento.
  • Analise quais são os seus produtos e serviços que representam o retorno financeiro mais favorável, melhor margem e invista neles, deixando os demais de lado até a situação voltar a melhorar.
  • Focar apenas no essencial e estratégico.
  • Conversar com os seus colaboradores e ser transparente em relação a situação.
  • Não contratar nesse momento e evitar demitir para não gerar outros encargos e questões burocráticas.
  • Promover o trabalho home office do que é possível pelos próximos 15 dias e redistribuir as tarefas. Alertar que isso não é descanso ou férias!
  • Para os negócios que precisa de trabalho presencial, como indústrias, transporte, atacado e varejo, desenvolva uma escala, um plantão e até antecipe férias individuais ou coletivas, se conseguir.
  • Transferir suas reuniões presenciais para reuniões em plataformas virtuais.
  • Evitar expor seus colaboradores a riscos externos.
  • Prorrogar viagens dos líderes e colaboradores.
  • Tenha calma e paciência para agir da maneira prudente e mais assertiva possível. 
  • A crise é um excelente momento para pensar inovação simples, basta olhar para onde todos estão olhando e tentar enxergar o que ninguém está vendo. Fique atento as oportunidades.

Não é que esses conselhos vão resolver a questão, mas podem nos preparar e amenizar um pouco os impactos nos nossos negócios. As pessoas claramente ainda não entenderam que é preciso tomar uma atitude de quarentena. Mas Quarentena não é férias, é um momento de recolhimento e uma ótima oportunidade para pensar, refletir e planejar também. Pense nisso.