CARREGANDO :)

Pode parecer moderninho ser “isentão”, mas a estratégia de dizer “eu sou racional, só me preocupo com o que dá certo, meus adversários estão presos em ideologias” é de Napoleão Bonaparte (1769-1821), ou seja, tem pelo menos 200 anos (leia mais em “The Tyranny of Cliches” de Jonah Goldberg). Até Napoleão, ideologia era o estudo das idéias, mas o imperador francês ficou incomodado com intelectuais da época como Jean-Baptiste Say, um herói para qualquer liberal clássico que se preze, e passou a rotular seus desafetos de “ideólogos” no sentido pejorativo que se usa até hoje.

A partir deste momento, ter uma “ideologia” era algo feio e ruim, irracional e antiquado, coisa de gente dogmática e teimosa, enquanto Napoleão representaria os verdadeiros interesses da nação acima das paixões pedestres dos intelectuais, militantes e politicamente engajados franceses que ousavam desafiar o imperador.

Publicidade

Marx partiu daí para defender que quem não pensava como ele era um mero representante dos interesses da sua classe, um advogado mesmo que involuntário da ideologia burguesa e das classes dominantes, enquanto ele, claro, era a voz da razão, da ciência, da verdade e do futuro. O comunismo era “ciência” e quem não concordava era “alienado”. Marx desqualificava, no atacado, toda e qualquer crítica às suas idéias sem precisar entrar no mérito da discussão, bastava classificar o adversário de “burguês” que tudo que ele dissesse deveria ser descartado. A discussão política nunca mais foi a mesma desde então.

A esquerda até hoje sofre deste ranço marxista de colar na testa dos adversários todo tipo de rótulo para fugir da discussão. A tática serve para reforçar, de forma intelectualmente desonesta, que seu lado estaria apenas defendendo o bom senso, a razão, a ciência, a marcha de história e o que dá certo. De Woodrow Wilson a Barack Obama, os presidentes americanos mais à esquerda também embarcaram na narrativa. Obama chegou a dizer que os EUA precisavam de uma nova declaração de independência, mas nesse caso uma libertação da “ideologia”, “preconceito” e “pensamento pequeno”. E como não cometer esses erros tão feios? Concordar com Obama, claro.

É por isso que você nunca vai ouvir alguém dizer “estou abrindo mão das minhas idéias e ideologias em função das suas”, o discurso é sempre “eu sou prático e racional, só me preocupo com eficiência e razão, por que você discorda de mim? Você deveria parar de acreditar em ideologias” e, bem, pensar como o “pragmático”. Como disse o Almirante Ackbar em Star Wars, é uma armadilha.

Todo pensamento traz o eco de uma cosmovisão (a “Weltanschauung” da qual tratou Freud e tantos outros),  de uma maneira de ver o mundo. Você pode pegar uma informação concreta, como o número de pobres no mundo, e dizer “o livre mercado deu certo porque tirou bilhões da pobreza” ou “o livre mercado deu errado porque ainda há pobres”. Quais dos dois está certo?

Publicidade

Quem deveria estar formulando a política econômica do país, o que acredita que o livre mercado deu certo, e portanto é preciso investir ainda mais na redução do estado ou o segundo que quer regular e controlar os mercados? Cada um terá uma posição que nasce de uma escala de valores e prioridades. Você considera um embrião uma vida ou um bando de células? É uma escolha subjetiva e você não deveria se envergonhar disso, ela será apenas um reflexo de quem você é, de como você pensa, sente e reage ao mundo.

Acredito que você saiba, mas não custa repetir:

1. Quais são os povos mais filantropos e solidários do mundo?

Não é questão de opinião: todos os levantamentos sérios mostram que os países com livre mercado e cultura judaico-cristã são os mais filantropos e caridosos do mundo. Índices como o World Giving Index, com raras exceções, colocam anualmente os EUA no topo. E não estou falando apenas de doação em dinheiro (o que não muda o resultado dos rankings), mas também em caridade pessoal, como tempo dedicado ao voluntariado.

Quanto maior o estado, menos solidariedade privada ou, para usar o termo sociológico, menos “capital social”. Se o estado toma o dinheiro da sociedade, o cidadão muda o foco de doador para potencial receptor, ele passa naturalmente a lutar pelo dinheiro dos outros que foi apropriado pelo governo. Como o socialismo destrói a capacidade de produção de riquezas de qualquer país, o número de doadores privados tende a zero enquanto a quantidade de necessitados não para de aumentar até a economia entrar em colapso, como estamos vendo agora na Venezuela.

Publicidade

Um dos países menos filantropos do mundo é a França, berço de quase todas as idéias de esquerda e, de longe, a maior influenciadora da intelectualidade e das universidades brasileiras. No Brasil, uma ex-colônia lusitana mas uma colônia mental francesa há mais de um século, ajudar é “função do estado” e das leis que devem “garantir direitos”. O resultado está aí.

2. Ser de esquerda é ser contra a economia de mercado e a propriedade privada

Este talvez seja o erro mais comum: “aceitar” a existência de empresas, de propriedade privada ou até falar que quer facilitar “pautas empreendedoras” como abrir empresa mais rápido e defender temas da moda como o Uber fazem alguém ser “de direita”. Não faz. Não custa lembrar que os socialistas como Gregório Duvivier defendem veementemente o Uber.

O programa de governo do ex-prefeito petista Fernando Haddad na fracassada campanha de reeleição para prefeito de São Paulo fala em ampliação das parcerias público-privadas e é cheio de modismos hipster problematizadores como “internet das coisas”, “smart citizen”, “smart city” e “endowment fund”. O programa da ultra-esquerdista Luiza Erundina falava da criação de um “imposto voluntário” para quem acordasse com vontade de dar dinheiro para o governo. Nada de coerção socialista, expropriação de propriedade ou afins.

Marcelo Freixo, o candidato de extrema-esquerda do PSOL que perdeu para Marcello Crivella a prefeitura do Rio ano passado, defendia propostas em seu programa de governo como “criar e apoiar centros de comércio popular nos bairros” e “oferecer cursos de qualificação profissional para a gestão de pequenos negócios e cooperativas”.

Publicidade

O Rio teve também uma candidata assumidamente comunista, Jandira Feghali, que dizia em seu programa de governo que pretendia dar “apoio para formalização de pequenos empreendedores”, “implementar um programa de apoio a instalação de agroindústrias na forma de cooperativas” e fomentará “o desenvolvimento tecnológico, a educação e a participação no Plano Nacional de Banda Larga, visando à interiorização dessa infraestrutura”. Esta era a pauta, repito, da candidata COMUNISTA. Até a candidata do partido mais radical de todos, Thelma Bastos do PCO, dizia em seu programa que defendia a “completa liberdade para a operação dos pequenos transportistas”, o que não deixa de ser uma pauta liberal.

Regimes fortemente estatistas e intervencionistas como o fascismo italiano, o nazismo, o “desenvolvimentista” brasileiro, o bolivariano, entre outros, são tudo menos regimes liberais, mesmo que convivam com a iniciativa privada, empresas e empresários. Não é a existência de “corporações” e de “federações de indústrias”, versões modernas das guildas medievais, que caracterizam regimes liberais ou “de direita”. São os regimes livres, que não apenas facilitam a criação de novas empresas como desregulamentam radicalmente a economia para que qualquer inovador possa competir com as corporações, que podem ser chamados de liberais clássicos (e não liberais no sentido americano, que desde FDR passou a significar “progressista” ou “esquerdista” em português).

São economias antiliberais e “de esquerda” as que, mesmo formalmente convivendo com empresas, criam tantos constrangimentos para o surgimento e crescimento de novas empresas. Estatização é coisa do tempo da sua avó.

Para muito liberal de miolo mole, propostas como as de Haddad, Freixo, Jandira e até de Thelma Bastos na última eleição bastariam para aceitar alguém como “moderado” e até defensor do empreendedorismo e da economia de mercado. Mas é preciso muito mais do que isso.

O liberalismo se baseia em alguns pilares como o governo “negativo”, ou seja, o papel do estado é do “guarda noturno”, do garantidor das leis, de contratos, da propriedade e da ordem pública e não de um “regulador” da economia, especialmente quando isso significa qualquer tipo de engenharia social. O estado não é um ente superior à sociedade, pelo contrário, é seu servidor e agente.

Publicidade

Não cabe ao estado conduzir a sociedade para qualquer tipo de futuro utópico imaginado por seus líderes, muito menos influenciar ideologicamente a população, ele é um mero aplicador das leis baseado no conhecimento acumulado pela sociedade ao longo de gerações e das suas tradições, crenças e princípios. Países cujas elites políticas, culturais e econômicas se desconectam da população tornam a sociedade dividida e, no limite, inviável.

Esquerdistas que se opõem visceralmente à iniciativa privada, que querem sua eliminação imediata, são exceções atualmente. A esquerda já entendeu que a eliminação rápida da iniciativa privada quebra os países rapidamente, por isso se diz que “o socialista é um comunista sem pressa”. A meta é a mesma, o que muda é o método.

Não custa lembrar também que Marx e Engels, no manifesto comunista, não defendiam a eliminação imediata da propriedade privada e do capitalismo, muito pelo contrário, diziam que no caminho para a sociedade comunista haveria uma fase de “capitalismo selvagem”.

3. Esquerda e Direita são conceitos ultrapassados?

Não sou dos que querem sempre reduzir as posições políticas a dois pólos, mas se é para fazer isso não há como fugir da diferença fundamental entre os que defendem mais ou menos intervenção estatal na sociedade na economia e na vida de cada indivíduo, entre os que vêem o estado como a locomotiva da sociedade, seu ente de razão, seu guia para um futuro glorioso e “progressista”, contra os que acreditam que a evolução social é feita pelos indivíduos com sólidas bases morais e livres para buscar trocas mutuamente benéficas com outros indivíduos, com a menor participação estatal possível no processo, num sistema que se retroalimenta das informações que nascem destas transações e que se sofistica, portanto, de baixo para cima, do individual para o coletivo, organicamente.

Publicidade

Neste sentido, o esquerdista não é, nunca foi e nunca será mais “solidário” ou “preocupado com os pobres”, e não apenas no sentido econômico, mas também por entregar ao estado a função da solidariedade privada, sufocando o incentivo social para a caridade individual. O intervencionismo estatal na sociedade asfixia a cidadania e, com ela, a solidariedade individual.

Ainda há muito trabalho pela frente se quisermos transformar o Brasil num país mais livre e próspero, um caminho que passa por chamar as coisas pelo nome e incentivar que mesmo alegados intelectuais estudem os conceitos fora da bibliografia escolhida com maestria pelos que querem eternizar nossa mentalidade socialista, antiliberal e antimercado.

O poeta francês Charles Baudelaire dizia que o grande truque do diabo é fingir que não existe. É um aviso que você nunca deveria esquecer.