Segundo juiz federal, com base em laudos técnicos, Adélio Bispo de Oliveira tem doença mental e inimputável.| Foto: Divulgação / PF
CARREGANDO :)

Na segunda-feira (10), houve uma audiência de instrução na Vara Federal de Juiz de Fora sobre a tentativa de assassinato do candidato que estava liderando as pesquisas, Jair Bolsonaro, no dia 6 de setembro de 2018. Os advogados de Adélio Bispo, o autor, vieram com o médico psiquiatra que atestou que ele sofre de distúrbios mentais.

O advogado, na entrevista, chegou a dizer que o ideal seria que ele ficasse uns 20 anos em um manicômio judiciário, porque corre risco e foi ameaçado. Eu não sei que risco, porque ele saiu ileso no momento da captura quando os ânimos, teoricamente, estariam quentes logo depois da facada que ele deu em Bolsonaro.

Publicidade

É vantagem que ele seja declarado perturbado mental porque aí ele fica impedido de fazer delação premiada, contar o que realmente aconteceu. Pois vão dizer que ele está louco e inventando coisas.

Se Adélio Bispo sair para a rua corre o risco de ser morto como arquivo vivo ou de matar sem saber que está matando - se for verdade que ele sofre com problemas mentais.

Eu estou contando tudo isso porque saiu no domingo (9) em um site uma suposta reportagem revelando um crime, o crime de violação de direitos fundamentais - que estão previstos no art. 5 da Constituição - com registros de conversas entre integrantes do Judiciário, no caso, o juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

Isso seria muito grave. Parece que eles falaram para evitar uma entrevista de Lula, torcendo para que a Justiça não a autorizasse, porque isso poderia beneficiar a candidatura de Haddad.

Só que ninguém discutiu a facada que certamente tirou da campanha eleitoral o candidato mais forte. Ninguém parou a campanha eleitoral por causa disso, para estabelecer a isonomia. Estranho isso.

Publicidade

De um modo geral a mídia tratou o assunto como sensacionalista. Foi como disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que foi muito barulho por nada. Eu li três vezes as tais reportagens e não encontrei nenhum crime e nenhum deslize ético de Moro.

É costume juiz conversar sigilosamente, dentro do Tribunal, com uma das partes. Ou com o representante da defesa, ou com o representante da acusação. Em uma orientação de como seria mais prático julgar o caso e o encaminhamento para ficar mais rápido. Isso é usual no Judiciário brasileiro. Vai ser difícil encontrar algum deslize de Sérgio Moro e do Deltan Dallagnol.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Enfim, o autor estava envolvido em um vazamento semelhante de segredos dos Estados Unidos. Ele e o Edward Snowden, que está morando em Moscou como refugiado, porque seria condenado no país dele por revelar coisas.

Qual era a revelação? Era que os Estados Unidos por meio da NSA (Agência de Segurança Nacional) estavam espionando outros países. Escuta, se eles não espionarem outros países de que vale a Agência?!

Publicidade

Gastar um dinheirão para não espionar os outros países e entregar em primeira mão informações para o governo estadunidense poder agir em defesa dos interesses nacionais?! Todos os países têm isso e todo mundo sabe que fazem isso.

O autor da matéria está no Brasil. A gente vê que ele militou na campanha pró Dilma contra o impeachment, agora está militando na campanha Marielle, o marido dele é o deputado David Miranda (Psol) - o que entrou no lugar do Jean Willys. O Psol: o partido de Adélio Bispo.

A gente vê que tem muita militância atrás disso e, por isso, a mídia está tratando tudo isso como sensacionalismo.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]