• Carregando...
A importância do 5G para o Brasil
| Foto:

O 5G é importante para você e certamente é importante para todo mundo neste país. Só que eu andei investigando, porque achei estranho que o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) tenha votado contra e todos votaram a favor desse edital da Anatel para o 5G. Deu 7x1, ele perdeu. Mas, ele estava muito preocupado. Eu fui ver o voto dele, que mostra que 85% dos municípios brasileiros não serão atingidos, inclusive algumas capitais. Eu já falei disso aqui. Agora eu aprofundei mais, fui procurar o pessoal que está envolvido nisso do mundo real, das comunicações no Brasil.

Parece que a Anatel ficou olhando para fora, porque o edital está feito para grandes operadoras, que vem da Itália, Espanha, México... E os 14 mil provedores que existem aqui no Brasil com 20 milhões de assinantes? Eles têm 2 milhões de quilômetros de fibra óptica. Eles vão ficar assim, como algo que pode prestar serviços de 4G, mas o superpotente 5G não vão ter. Precisam dos 700 MHz, mais o 3.5 GHz e aí funciona porque vai dar mobilidade. Tem que ter um roaming necessário, você sai do Amapá, vai para São Paulo e tem que estar conectado.

Eles atendem hoje a 90% da rede nacional de pesquisa, 80% do agro. Eles estão em todos os pequenos municípios brasileiros e têm condições de fazer isso, mas ficam de fora. Eles não conseguem entrar. E é tudo empreendedor que começou lá atrás, de qualquer jeito, para quebrar galho de quem queria estar conectado. E hoje são 14 mil provedores que estão fora.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, está com pressa. Mas eu acho que a pressa, neste caso, é completamente inimiga da perfeição. Nós vamos demorar mais tempo para ter 5G do que todo mundo. E até uma questão de soberania nacional, ficar com 5G só nas mãos de empresas controladas por empresas estrangeiras... Por que não junta todo mundo? Uns complementam os outros. Uns fazem as grandes capitais e as grandes cidades e os outros vão fazer o interior, as cidades médias. Talvez o presidente Bolsonaro nem saiba disso, porque se souber, vai mandar esperar. Vamos fazer um serviço completo, olhando para o Brasil por dentro.

Manifesto da Fiemg

Temos uma outra questão aí que é importante. Eu achei estranho esse silêncio da OAB, silêncio da mídia, silêncio de muitos personagens da vida nacional, que sempre guerrearam pelas liberdades, liberdade de ir e vir, liberdade de opinião, liberdade de expressão, que estão silentes agora. Mas aí dá um ânimo quando eu vejo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) fazer um manifesto perfeito, sacudindo o país. Por essa necessidade das liberdades. Chamando a atenção para aquilo que o Supremo tem feito, restringindo a liberdade de expressão, restringindo até, de fora do processo legal, a renda de pessoas que trabalham com isso.

Então, parabéns Fiemg! E é bom a gente lembrar, e o manifesto lembra isso, que quem está calado agora, logo mais não vai ter mais boca, também não vai poder falar. E eu não sei se esse silêncio é devido também por pessoas que têm uma ideologia de natureza totalitária. Onde essa ideologia foi aplicada, sempre houve ditadura, nunca houve liberdade. As pessoas dessa ideologia concordam que o Estado é que mande no cidadão. Quando na verdade, o cidadão é que tem que mandar no Estado, o Estado está a serviço do cidadão.

Nossa Constituição diz que todo o poder emana do povo, o povo é o titular do poder. Executivo, Legislativo e Judiciário são poderes a serviço do povo, a serviço desse grande patrão que é o povo. É bom a gente lembrar disso de vez em quando, porque isso é o óbvio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]