i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Alexandre Garcia

Foto de perfil de Alexandre Garcia
Ver perfil
Racismo

Cor da pele não é mérito e nem demérito

  • Alexandre GarciaPor Alexandre Garcia
  • 25/11/2020 21:45
Manifestante protesta contra suposto racismo do supermercado Carrefour no episódio que resultou na morte de João Alberto.
Manifestante protesta contra suposto racismo do supermercado Carrefour no episódio que resultou na morte de João Alberto.| Foto: Carl de Souza/AFP

A Defensoria Pública de Porto Alegre entrou com um pedido de indenização contra o Carrefour. Mas o motivo não é a violência que resultou no espancamento até a morte de João Alberto Freitas e sim por racismo.

Para mim não houve racismo por parte do supermercado e sim por parte da imprensa, que fez questão de frisar que a vítima era negra e que os seguranças são brancos. Ora, a própria fiscal do Carrefour que foi presa na terça-feira (24) por envolvimento nesse crime tem a pele negra, uma prova de que a questão ali não era racial.

Quando o noticiário frisa a cor da pele das pessoas, para mim, há racismo. Cor da pele não é mérito e tampouco pode ser demérito. O que nos distingue são as diferenças de caráter, de honestidade e de violência. E o que nos aproxima é a solidariedade. Somos todos brasileiros.

Vacina contra meningite é fundamental

Mais uma vacina será ofertada pelo SUS. É um imunizante que protege de quatro subtipos de meningite, entre elas a meningocócica. Esse vírus mata um em cada cinco infectados, ou seja, tem 20% de letalidade.

A meningite meningocócica é sete vezes mais mortal que o coronavírus. No Brasil a Covid-19 tem matado 2,8% dos infectados. Além disso, esse subtipo de meningite deixa sequelas auditivas, visuais e neurológicas para quem sobrevive.

Imunize seus filhos. É necessário. É possível começar o calendário de vacinação das crianças a partir dos três meses de idade.

Indenizações por calúnia e injúria

A quarta turma do Superior Tribunal de Justiça condenou a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) a indenizar em R$ 40 mil a atual vice-governadora do Piauí Regina Sousa. Durante a sessão de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a deputada chamou a então senadora de "semianalfabeta", "cretina", "anta" e "gentalha".

Já a terceira turma do STJ determinou que o empresário Joesley Batista pague ao ex-presidente Michel Temer R$ 300 mil por chamá-lo de “chefe de organização criminosa”. Há punição para falas desse tipo no Código Penal. Calúnia, injúria e difamação não é liberdade de expressão.

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 24 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Edivaldo S

    26/11/2020 19:12:42

    Nosso país é composto de vários descendentes de inúmeros países, italiano, alemão, Ruanda, Portugal, Japão, China, árabes, americanos....e vivenciamos vários tipos de bullying tipo zoio puxado, pois pois, narizudo, salim, amarelo, branquelo, pacote de leite, chucrute, polaco... todos BRASILEIROS, racismo é fruto de uma mente doentia....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      Edivaldo S

      26/11/2020 19:12:42

      Nosso país é composto de vários descendentes de inúmeros países, italiano, alemão, Ruanda, Portugal, Japão, China, árabes, americanos....e vivenciamos vários tipos de bullying tipo zoio puxado, pois pois, narizudo, salim, amarelo, branquelo, pacote de leite, chucrute, polaco... todos BRASILEIROS, racismo é fruto de uma mente doentia....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Carvalhaes

        26/11/2020 16:18:06

        Excelente!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Adami

          26/11/2020 15:42:04

          É fato que existe discriminação no Brasil, mas não é generalizada. Nesse caso do Carrefour houve um erro grave, a pessoa não poderia ser sufocada ao ponto de morrer. Foi um erro absurdo! Mas dizer que foi racismo é parte da retórica que tenta culpar todo branco pela escravidão. O sujeito era um marginal, não basta ter ameaçado a funcionária e ter dado um soco no segurança. Mas esse comentário não serve para nada, pois há um grupo de pessoas que afirma que, somente porque o sujeito era negro, poderia fazer o que quisesse dentro do estabelecimento. Qualquer represália seria racismo. Esse mesmo grupo estaria comemorando a morte do indivíduo se ele fosse branco. Foi um crime, mas não racismo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            All Jr

            26/11/2020 15:30:04

            Parabéns Alexandre! Sempre sensato! Infelizmente essa militância "identitária" que ignora a realidade conseguiu adentrar certos órgãos e instituições, para vergonha deles próprios, uma vez que tentam atropelar a realidade e impor narrativas (até onde se sabe, a morte não guardou qualquer relação com crime de racismo). Acorda Brasil!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              wilmar scoz

              26/11/2020 15:02:51

              O que vemos é uma ditadura vindas dos movimento organizados. Se mexeu com negro é racismo. Não adianta ter provas ao contrário e nem a favor. É um racimo bem instituído contra os brancos. Nossa sistema jurídico presta serviço exclusivo a esses grupos. É a perseguição ao branco e uma forma de se ganhar dinheiro fácil.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • B

                Beto

                26/11/2020 13:41:18

                O que se viu foi um frenesi da imprensa sobre um crime violento ocorrido nas dependências de um supermercado. Por acaso, a vítima foi uma pessoa de pele preta. O homem vive de aparências.Aí está a maior forma de rascismo. Engloba todas as raças. As pessoas de pele preta são as maiores vítimas por serem pobres, muitas delas sem esperanças. As aparências enganam. A educação é um óbvio que todos insistem em duvidar. Há hipocrisia, em defendê-la. Todos palpitam,. São tantas teorias a respeito, mas tuido permanece sempre o mesmo.Aqui a lei de Murici permanece."Cada um cuida de si". Isso vale para o clube de amigos do congresso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcus Pinheiro Machado

                  26/11/2020 13:29:07

                  FALE DOS MEDICAMENTO QUE VÃO CADUCAR POR NÃO SEREM DESTRIBUIDOS???

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    GUSTAVO

                    26/11/2020 13:25:53

                    Alexandre Cloroquina, de forma nada surpreendente, acha que não foi racismo o que aconteceu e coloca a culpa na imprensa. Gazeta, gazeta, depois os.anunciantes vão embora e vc não sabe pq. Os delitos deste senhor já passaram dos limites.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • G

                      GUSTAVO

                      27/11/2020 2:10:54

                      Adami: mesmo sendo burro, vc até tem um bom senso de humor. Parabéns.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Adami

                      26/11/2020 15:21:40

                      É verdade! Foi racismo sim! Só porque o cara ameaçou a caixa do mercado, deu um soco na cara do segurança e ainda resistiu à imobilização, temos que considerar que ele tinha a cor de pele escura! Isso não se faz com negros! Os seguranças tinham que apanhar calados! Abaixo essa ditadura elitista branca!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Pedro Maome Machado

                    26/11/2020 13:22:32

                    Alexandre, co.o sempre, na mosca!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      AMAURI

                      26/11/2020 12:58:15

                      Já tomou sua vacina para aftosa?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • A

                        Adami

                        26/11/2020 15:50:25

                        Como sempre, a ignorância dos menos inteligentes.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Freitas

                      26/11/2020 12:05:21

                      ALEXANDRE GARCIA, veja o que está acontecendo com quem se nega a aceitar a CIÊNCIAS >>> Entre outubro e novembro, a popularidade de Jair Bolsonaro caiu – e, em alguns casos, despencou – em 23 capitais. Suas taxas de ruim ou péssimo, segundo o Ibope, são as seguintes: Salvador (66%), São Luís (57%), Porto Alegre (56%), São Paulo (54%), Recife (52%), Aracajú (51%), Florianópolis (50%), Teresina (48%), Vitória (47%), Fortaleza (46%), Belo Horizonte (45%) Curitiba (44%), Belém (44%), Rio de Janeiro (43%), João Pessoa (43%), Maceió (39%), Natal (39%), Campo Grande (36%), Goiânia (35%), Rio Branco (35%), Manaus (32%), Cuiabá (32%), Palmas (32%), Porto Velho (31%), Macapá (30%), Boa Vista (18%).

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        exclui

                        26/11/2020 11:37:31

                        Depois de 400 anos de escravidão é meio tarde para invocar a lógica! Que tal ser arrancado a Ferro de seu Pais, da sua Família, da sua Cultura, para ser levado a terras desconhecidas, com língua desconhecida, para trabalhar como escravo até a morte e nesse ínterim ver seus novos filhos e netos nascerem já escravos por 4 ou 5 gerações. Depois de tudo isso ser tratado como escória social pelos seus algozes!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • A

                          Adami

                          26/11/2020 15:27:28

                          Exatamente, precisamos nos redimir! É por causa desses malditos homens brancos que hoje temos que deixar os negros cometerem crimes à vontade, afinal, todo homem branco tem uma dívida com todo negro. O homem branco deveria ter vergonha da sua origem, dos seus ancestrais. Nesse caso de um homem negro morto por um segurança branco, devemos ignorar os motivos que levaram ao embate, ignorar todo histórico e as atitudes do pobre homem negro, afinal, ele é vítima escravizada da sociedade, ele tinha o direito de ameaçar os funcionários e dar um soco na cara do segurança. Fatalidade, NÃO! Racismo puro!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • E

                          exclui

                          26/11/2020 11:52:26

                          PRECISAMOS NOS REDIMIR PELO QUE NOSSO PAIS FEZ COM OS ESCRAVOS, TEMOS QUE IGUALÁ-LOS COM OPORTUNIDADES! SE ISSO FOR DIFÍCIL PARA VOCÊ ASSIMILAR, IMAGINE QUE VOCÊ NASCEU CEGO E PERCEBA QUE TODA ESSA DISCUSSÃO SOBRE CÔR É A MAIS ABSOLUTA BOBAGEM!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Paulo César de Castro Silveira

                        26/11/2020 11:15:15

                        1- O Movimento Negro acha SIM que cor da pele é mérito sim. 2- A questão é que raça não é sinônimo de cor.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          joão José Augusto Mendes

                          26/11/2020 10:46:35

                          De novo estamos entrando na escola de Base de São Paulo, onde imprensa e polícia destruíram a vida de uma casal. Já tem o resultado da investigação? Já foram ouvidas todas as testemunhas? Se não foram então nada se sabe sobre o que realmente aconteceu. Já destruíram literalmente o supermercado, os seguranças, as testemunhas e a vítima, não dá para esperar a investigação?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            José Tadeu Lúcio Machado

                            26/11/2020 10:39:12

                            O leitor que se manifestou estampou a solução imposta pelo racismo, eliminar ou segregar em prisões desumanas não criar oportunidades para as minorias pobres e excluídas e naturalmente elas serão eliminadas. Quanto esse colunista ele merece a aposentadoria.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • A

                              Adami

                              26/11/2020 15:49:15

                              Me diga o que mudaria em todo o caso se o indivíduo fosse branco e fizesse exatamente o que esse meliante fez: 1) ameaçou a funcionária do caixa; 2) deu um soco na cara de um segurança armado; 3) resistiu à imobilização/prisão. Como você acha que seria o tratamento? Serviriam café e biscoitos só porque ele seria branco? Deixe de ser hipócrita.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            José Tadeu Lúcio Machado

                            26/11/2020 10:39:12

                            O leitor que se manifestou estampou a solução imposta pelo racismo, eliminar ou segregar em prisões desumanas não criar oportunidades para as minorias pobres e excluídas e naturalmente elas serão eliminadas. Quanto esse colunista ele merece a aposentadoria.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              CELSO JOSE RODRIGUES

                              26/11/2020 10:19:42

                              SIMPLES ASSIM ELIMINEM TODOS SO NEGROS, MORENOS MULATOS OU ALGOS ASSIM QUE SE RESLOLVE O PROBLEMA NO BRASIL, ESTOU CANSADO DE TANTO MIMIMI POR CAUSA DA COR DA PELE DAS PESSOAS, UM BANDO DE HIPOCRITAS PRINCIPALMENTE DA IMPRENSA DE UM MODO GERAL, SOMOS TODOS BRASILEIROS A COR DA PELE NAO IMPORTA O QUE IMPORTA SAO SUA ETICA, SUA MORAL O SEU RESPEITO PELO PROXIMO, PORQUE SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE A LEI.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.