• Carregando...
Presidente Lula, primeira-dama Janja e ministro Paulo Pimenta com repatriados da Faixa de Gaza
Presidente Lula, primeira-dama Janja e ministro Paulo Pimenta com repatriados da Faixa de Gaza| Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da República, ontem no Palácio da Alvorada, a residência oficial, recebeu para almoço de Natal vinte daqueles que foram trazidos de Gaza na véspera por avião da Força Aérea Brasileira. Eram trinta, que foram trazidos de Gaza, 16 brasileiros com outra nacionalidade. A nacionalidade principal deles é palestinos, são de Gaza, e mais tem nacionalidade brasileira e os outros são amigos ou parentes.

Ele recebeu 20 e disse que deveria ser criado o estado da Palestina. Na verdade, deveria ter sido criado já na segunda metade dos anos 40, quando foi criado o estado de Israel pela ONU (Organização das Nações Unidas). Mas o fato é que existe um problema sério na região, com os palestinos. Porque seria a Jordânia o Estado palestino. Acabou ficando Cisjordânia. E ainda ficou aquele enclave na faixa de Gaza. Muitos foram para o Líbano.

O rei da Jordânia é casado com uma palestina. O rei Abdullah II é casado com a rainha Rania e essa discussão continua até hoje. Há uma representação da Palestina, inclusive em Brasília. É um destino cruel o dos palestinos, que não encontraram ainda, como os judeus encontraram, a sua terra natal histórica.

Os judeus estavam espalhados pelo mundo. Na Alemanha foram mortos seis milhões. O governo brasileiro tem manifestado sempre uma preferência à causa palestina. Lembro-me que a deputada Cristiane Brasil (União-RO) e a deputada Carla Zambelli (PL-SP) estavam lá em Telavive cobrando do embaixador brasileiro uma posição mais rígida de condenação ao Hamas, que começou tudo isso.

A caríssima mobília da Residência do Torto

Falei do presidente da República. O Estadão está mostrando os gastos deste ano com móveis e alfaias das residências oficiais: Palácio da Alvorada e a Residência Oficial do Torto, que muitos chamam erroneamente de Granja do Torto. Quem é de Brasília sabe que a Granja do Torto tem outra coisa. É um parque de exposições que fica ao lado. Ali é a residência oficial do Torto, que é parte da Presidência da República.

Foi trocar todo o piso da residência oficial do Torto. Custou 156 mil, se não me engano. Exatamente. Foi comprado sofá de 65 mil palácio alvorada, um tapete de 114 mil, segundo o Estadão. A Presidência da República respondeu que não são bens pessoais, são bens patrimoniais para renovar o palácio e que serão usados pelos presidentes seguintes.

Para quê um Fundo Eleitoral bilionário?

Falamos em dinheiro. Vocês viram que deu aí no orçamento do ano que vem? Fundo Partidário para eleição municipal, saltou de R$ 900 milhões para R$ 4.9 bilhões. Um pequeno acréscimo de 4 bilhões. Façam a conta de quantos automóveis, digamos um carro de cem mil: veja quantos carros de 100 mil você compra com 4 bilhões e 900 milhões. É só ir tirando 0. É absurdo. Eu acho que partido político tem que ser sustentado pelos seus filiados e não por todo mundo.

Como é que o meu imposto, se eu gosto de partido político, vai para outros partidos políticos e não para o meu partido? Eu gostaria que fosse só para o meu. Não tem lógica. Eu fico me perguntando se deputados e senadores trabalham contra ou a favor da nação. Eu acho que está na hora da gente perguntar isso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]