• Carregando...
O ministro da Economia, Paulo Guedes.
O ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Agência Brasil

A XP Investimento junto com o Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticos e Econômicas) fez uma pesquisa em que os eleitores comparam a gestão do atual presidente com os governos anteriores. Vejam o resultado:

Bolsonaro e Fernando Henrique Cardoso: 45% acham Bolsonaro melhor que FHC, o governo do ex-presidente foi considerado melhor por 30%. Bolsonaro e Lula: o primeiro ficou com 43% e o segundo com 36%. Bolsonaro e Dilma: Bolsonaro 48% e Dilma 32%. Bolsonaro e Temer 45% e 25% respectivamente.

Diga-se aqui que Temer foi o preparador de muitas reformas econômicas em geral que aconteceram neste ano e outras que ainda vão acontecer, por exemplo, a melhoria das contas públicas.

Aliás, a opinião dos eleitores sobre quem é o responsável pelo desemprego e a recessão econômica mostrou que 32% acham que é culpa de Lula, 17% de Dilma e 15% culpa do governo atual.

Outro aspecto desta avaliação é mostrar quem são as melhores personalidades deste governo. Em primeiro lugar ficou Sergio Moro, em segundo Paulo Guedes e em terceiro o presidente. Eu colocaria entre os primeiros o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas, porque ele está trabalhando muito.

Leilões de infraestrutura

Agora mesmo, o ministro Tarcísio anunciou a programação do ano que vem para leilões. Vão ser 22 aeroportos, nove terminais portuários, seis trechos ferroviários e sete rodovias federais.

A nova Dutra também estará nos leilões, já que o contrato de concessão vai vencer. Essa rodovia liga Rio e São Paulo e tem 402 quilômetros. O ministro está conversando com os caminhoneiros para evitar uma greve, que a CUT estava tentando fazer. Imaginem só uma greve de caminhoneiros no Natal.

O Ministério Público ajudou mandando para um juiz federal de Brasília, que determinou, a volta dos radares móveis que era uma promessa de Bolsonaro aos caminhoneiros.

Juros baixos e inflação controlada

Eu nunca vi durante a minha vida um conjunto de tantas novidades de qualidade na área econômica como agora. Os juros básicos estão em 4,5% ao ano. Eu vivi de 1940 até hoje para ver isso.

A inflação está em 3,27% ao ano, eu já vi a inflação em 84% ao mês e 5.000% ao ano, no governo Sarney. Eu passei por corte de 12 zeros, a minha caderneta de poupança sumiu completamente, lá tinha em torno de 50 a 70 mil dólares.

Era na minha caderneta de poupança que meu avô depositava o meu presente de aniversário para eu instalar uma banca de advocacia, de acordo com o sonho dele.

É bom a gente lembrar que no início dos anos 60. Eu lembro que uma caixa de fósforo custava um cruzeiro, isso equivaleria no governo Sarney a 1 trilhão de cruzados novos.

A gente comia um churrasco na Zona Sul do Rio de Janeiro, no início dos anos 90, por pessoa dava 730 mil cruzados novos. Imaginem só. Isso só para a gente comparar e ver como as coisas mudaram e para melhor.

A gente tem que ir em busca de uma econômica estável, de uma moeda estável – como o real – porque, do contrário, o país jamais vai se equiparar a outros países que foram colonizados na mesma época e estão muito melhores que o Brasil, como, os Estados Unidos.

No domingo (15) eu estava recebendo uma pesquisa histórica de Recife. A sinagoga de Recife, quando os holandeses foram expulsos, os judeus saíram do Brasil e 23 deles foram fundar a sinagoga Nova Amsterdã que passou a ser o maior centro judaico dos Estados Unidos com o nome de Nova Iorque.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]