i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Alexandre Garcia

Foto de perfil de Alexandre Garcia
Ver perfil
Corrupção

O Rio de Janeiro e a triste sina de fabricar maus políticos

  • Alexandre GarciaPor Alexandre Garcia
  • 22/12/2020 22:09
Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, foi preso acusado de liderar um esquema criminoso na prefeitura.
Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, foi preso acusado de liderar um esquema criminoso na prefeitura.| Foto: Mauro Pimentel/AFP

Parece sina o que acontece com a política no Rio de Janeiro. Foram muitos casos de governadores e ex-governadores presos. Entre eles, Moreira Franco, Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho, Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão e Wilson Witzel.

Dessa vez o alvo foi o prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Ele é acusado de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva por causa de um esquema conhecido, segundo o Ministério Público, como QG da propina.

O ex-ministro Roberto Campos dizia que subdesenvolvimento não é uma questão de dias e sim de séculos. Parafraseando ele, digo que corrupção não surge de um dia para o outro, mas é algo que vem de décadas e até séculos. É preciso ter respeito às regras civilizatórias de organização.

A corrupção é cultural, todos tentam ser espertos. Se as pessoas não obedecem a lei, ela passa a não proteger a população e a vida fica mais difícil, vira um inferno. Em países desenvolvidos, as pessoas respeitam as leis e, por isso, é mais fácil viver nesses locais. É a certeza de que todo mundo vai cumprir o que está escrito.

Há 60 anos, quando Juscelino Kubistchek veio para Brasília, ele disse que havia se livrado da “gaiola de ouro”, como chamava a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Hoje, vemos vários deputados estaduais fluminenses envolvidos em esquemas de corrupção. O mesmo acontece no Tribunal de Contas do Rio. É lamentável!

Acidente sob custódia do Estado

O jornalista Oswaldo Eustáquio, que foi preso pela terceira vez por ordem de um ministro do Supremo Tribunal Federal, está internado num hospital depois de se acidentar no presídio da Papuda. O advogado dele contou que Eustáquio caiu ao se apoiar na pia para tentar consertar um chuveiro que estava com vazamento.

Na queda, fraturou a quinta vértebra. Levado ao hospital, Eustáquio não conseguia movimentar uma das pernas, o que causou o temor de que não pudesse mais voltar a andar. Mas o médico que o está tratando garantiu que a medula não foi afetada. Porém, disse que é preciso fazer urgentemente uma cirurgia para que não haja sequelas.

O jornalista foi preso pela primeira vez acusado de incitar atos antidemocráticos. A terceira prisão, que aconteceu no dia 18 de dezembro, foi por violar as restrições da prisão domiciliar.

Ele queria ir ao Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos para pedir ao órgão que o ajudasse em seu caso. O ministério perguntou a Eustáquio se ele tinha autorização do Judiciário para sair de casa — funcionários da pasta se ofereceram para ir à residência dele.

No entanto, Eustáquio negou a oferta e, no dia seguinte, foi até o ministério. Ao fazer isso, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, entendeu que o jornalista violou as regras da prisão domiciliar e o mandou de volta ao presídio.

Ele sofreu um acidente sob a custódia do Estado brasileiro. Ou seja, para mim, a responsabilidade é do Estado e do juiz que o mandou para o presídio novamente.

A OAB se pronunciou em julho sobre a prisão do blogueiro afirmando que ela é inconstitucional. Mesmo assim, o processo segue em sigilo. Nem o Ministério Público participou da abertura do inquérito. Isso é desprezar o artigo 127 da Constituição que afirma que o MP é “essencial à função jurisdicional do Estado".

Toffoli afirma que a ameaça foi proferida ao STF. Portanto, os ministros aplicaram o regime interno da Corte, mas o blogueiro fez um post na rede social para o mundo. E o artigo 5º, linha IX, garante “livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

Além disso, Eustáquio também pode tentar se proteger usando o artigo 220 que permite “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição''.

Eu não conheço esse jornalista pessoalmente, não o sigo nas redes sociais e não tenho relações com ele, mas acho que está em jogo aqui o princípio das liberdades do artigo 5º e da liberdade de imprensa.

Tem jornalista que deve pensar que todos precisam ter a mesma opinião e só defende quem pensa de maneira igual. Mas estão em jogo os princípios que regem a democracia e liberdade. Eustáquio tem a carteirinha da Fenaj, ele publicou foto dela nas redes sociais, e ela é válida até maio de 2021. E eu não vi nenhum pronunciamento até agora da Federação dos Jornalistas a favor dele.

45 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 45 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    AMAURI

    23/12/2020 21:39:16

    O "gado" como se vê, vai diminuindo aos poucos, só vai sobrar a pelanca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JAMC

      23/12/2020 21:04:36

      Bolsonaro e sua quadrilha sendo desmantelada , estranho prender quando acabou mandato ?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        Jose

        23/12/2020 19:52:08

        No Rio de Janeiro políticos não recebem a faixa quando tomam posse. Repassam a tornozeleira.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • U

          Umberto Jorge de Oliveira

          23/12/2020 17:25:02

          E o Eduardo Paes? Ele é mais esperto que a PF?... não acredito!! Ele deve ser "testa de ferro" de alguém que manda e interfere em outros Poderes.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            Cidadão Brasileiro

            23/12/2020 17:17:05

            Novidades na operação safa-Flávio: “as diligências da investigação estarão a cargo da PF (Polícia Federal). E o atual diretor-geral da PF, Rolando Alexandre de Souza, que já foi secretário de Gestão e Planejamento da Abin, é tido como o braço direito de Alexandre Ramagem, diretor da Abin, que teria comandado os relatórios da agência para Flávio Bolsonaro....” (UOL hoje) ——-> Nada resta de dúvida: Moro PRECISAVA ser defenestrado. Bolsonaro aparelhou o governo e atrelou o destino do país ao do seu filhote.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Paulo Batista Dos Santos

              23/12/2020 16:57:53

              "E eu não vi nenhum pronunciamento até agora da Federação dos Jornalistas a favor dele." Nem da Federação e nem de ninguém do Governo. Oswaldo Eustáquio está só, como de resto o povo brasileiro, abandonado à próprio sorte!!! Infeliz da Nação cujo herói é um político!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Cidadão Brasileiro

                23/12/2020 16:23:58

                Alan dos Santos meteu o p*u em Carlos Bolsonaro (que deixou então de seguí-lo nas redes) por abandonar Eustaquio, calando-se. Por que ele seria abandonado depois de ajudar tanto os Bolsonaro? Há uma hipótese queimando no ar: a Abin do B sabe o que a polícia sabe, e recomendou à famiglia Bolsonaro estabelecer máxima distância dos antes muito úteis blogueiros. Em quadrilhas de bandidagem comum, isso tem nome: trairagem. Mas a quem as cabeças dos blogueiros seriam servidas? Alexandre de Moraes, oras! E pela salvação da de quem? Flávio, meu caro Watson, Flavio...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  23/12/2020 15:37:25

                  Segunda instância? Fim do foro? Onde está a pauta deste governo a respeito desses assuntos? Flávio Bolsonaro apoiaria?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • C

                    Cidadão Brasileiro

                    23/12/2020 17:47:25

                    “Mas Jair não é um honesto à toda prova? Jamais faria isso...!”, diria aquele personagem do Élio Gaspari ‘Eremildo, o **** ’ kkkk

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    23/12/2020 17:31:01

                    Óbvio que Jair Bolsonaro não apoia e ainda trucida quem defender.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Cidadão Brasileiro

                    23/12/2020 16:48:23

                    Jair Bolsonaro apoia?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • F

                  Freitas

                  23/12/2020 15:36:32

                  “O governo do Chile já comprou doses suficientes de vacinas contra a Covid-19 para imunizar todos os seus 18 milhões de habitantes. A informação foi publicada nesta terça (22) pela Bloomberg.O Chile assegurou 36 milhões de doses. Dessas, são 10 milhões da Pfizer/BioNTech, 10 milhões da Sinovac, 4 milhões da AstraZeneca/Oxford e 4 milhões da Johnson & Johnson. Fechando a conta, o Chile também assegurou quase 8 milhões de doses do programa COVAX, coordenado pela OMS e outras instituições.A expectativa do governo é começar a vacinar trabalhadores de saúde com a vacina da Pfizer ainda neste mês.”

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo

                    23/12/2020 15:12:53

                    A corrupção cresce com a certeza da impunidade. Ficar indignado, colocar a PF, o MP e o diabo atrás de corrupto para que se sabemos que não vai dar em nada? Presidentes que são as almas mais honestas do universo escolhem ministros do STF não comprometidos com o combate a corrupção, Querem oq? Continuem defendendo Boslsonaro e Lula. E continuem trabalhando feito cavalos e financiando a corrupção.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Mirtão

                      23/12/2020 15:04:10

                      Xxxxxxxxxxxspertosssssssss

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Jorge Luiz Fernandes

                        23/12/2020 15:03:53

                        Devido aos fatos recentes até concordo com a manchete. Mais não é “prioridade “do Rio à corrupção, o q tem ocorrido com políticos de outros estados infelizmente não tem um judiciário q atua como no Rio. Do governo Sarney para cá qts atos de corrupção ficaram pelo caminho?, quais tiveram seus “atores” punidos?, qts andam por aí com a tornozeleira escondida? Cadê os condenados pelo Moro?, no q deu o Caso C.Daniel?, o mensalão?, o Petrolão?, onde andam Zé Dirceu,Palloci?, Lula, e etc. Acusar o atual Presidente e sua Família é fácil , quero ver acusar os poderosos dá Mídia, quero ver aceitar às acusações contra seus donos, qts “políticos veem seus casos prescreverem nas instâncias superiores?,

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Mirtão

                          23/12/2020 15:03:49

                          Esse comentário foi removido pelo usuário

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marcus Pinheiro Machado

                            23/12/2020 14:16:20

                            e fabricar maus jornalistas

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              LSB

                              23/12/2020 13:39:13

                              Um Estado (pode ser município ou mesmo um país) falido como o Rio sempre será uma fábrica de corrupção: sempre haverá credores desesperados que topam qq método NÃO ORTODOXO de recebimento. Esquece uma “boa política” enquanto tivermos esse arcabouço jurídico administrativo kafkiano, bizarro, disfuncional e insano. E, seguindo esse raciocínio, só podemos esperar uma população respeitadora das leis qdo essas forem FUNCIONAIS, coerentes, práticas, etc. Nossas leis são “camas de Procusto” totalmente inviáveis, inexequíveis, disfuncionais, incoerentes, desconectadas das expectativas e dos valores do povo, etc.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • C

                                Cidadão Brasileiro

                                23/12/2020 16:58:06

                                As leis não são respeitadas apenas por existirem. É necessário o law enforcement. Curiosamente, as instituições encarregadas de fazer e fazer valer as leis são disfuncionais, não por inevitabilidade ante uma pretensa “cultura falha e mau caratismo” do povo, mas por obra sistemática do conluio permanente de altos políticos, altos empresários e até mesmo um bom naco do judiciário, um ajuntamento extra-oficial que atende pela alcunha ‘elite dirigente’. Opções de arcabouço institucional e legal funcionais estão disponíveis mundo afora em países de referência - para cópia, inclusive.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Fernando Colli

                              23/12/2020 13:08:37

                              Os senadores devem exercer um controle sobre os ministros, que são sabatinados por eles, mas calam-se diante de atitudes monocráticas que ferem a nossa Constituição, nada fazem, por quê???

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                André R.

                                23/12/2020 12:56:30

                                Povinho de espertos, safados. Sáfu Sífu !

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Flavio Teixeira

                                  23/12/2020 12:36:33

                                  Não são os políticos ruins. É o povo !!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • I

                                    IvoHM

                                    23/12/2020 12:23:55

                                    Membros do sistema judiciário (juízes e promotores) que vazam seletivamente investigações à imprensa, que por sua vez transforma esses vazamentos em "reportagens investigativas", que acabam sendo replicadas por outros meios de comunicação, que acabam, se tornando comoção nacional, e que, finalmente, dão ensejo a instauração de inquérito "baseado em ampla informação da 'imprensa investigativa'", são maus juristas? Fica aqui o questionamento.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    4 Respostas
                                    • I

                                      IvoHM

                                      23/12/2020 17:01:29

                                      Não, estou me referindo a uma prática nefasta, assim denominada e combatida pelo PGR Augusto Aras, o "lavajatismo". O mesmo padrão se repetiu no Inquérito do Fim do Mundo, onde um ministro do STF, ilegalmente, instaurou a perseguição a quem apoiasse o Presidente Bolsonaro, baseado nas notícias falsas lançadas pelo Luciano Ayan, um desqualificado que foi preso por lavagem de dinheiro e suspeita de pedofilia.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Freitas

                                      23/12/2020 15:38:40

                                      J.A., por mim, Lula e seus comparsas deveriam ter pena de morte. NÃO TENHO BANDIDO DE ESTIMAÇÃO, mas parece que você tem.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      J.A.

                                      23/12/2020 14:40:38

                                      Ei Freitas e o nove dedos não devia tá puxando cadeia??? condenado em 3 instancias??? aé o tal supremo que deixou essa ladrão solto...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Freitas

                                      23/12/2020 12:49:47

                                      Ivo, com certeza você não deve estar falando das rachadinhas da FAMÍGLIA BOLSONARO. Pois, graças à intervenção no COAF e a uma liminar de Toffoli, os processos ficaram um tempão parados. Flávio Bolsonaro já poderia estar na cadeia se não houvesse essas interrupções. Se não fosse a mídia, o caso rachadinha já estaria no lixo. Idem, idem, no que se refere à Lava Jato.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Freitas

                                    23/12/2020 11:58:26

                                    Políticos que condecoram milicianos e põem milicianos e parentes de milicianos em gabinetes, como funcionários fantasmas, e depois embolsam boa parte dos salários pagos com o suor dos contribuintes, são maus políticos? Somando tudo o que foi desviado são centenas de milhões de reais.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      joão José Augusto Mendes

                                      23/12/2020 11:41:50

                                      Quanto tempo ficou na prisão? Nem 24 horas já está livre e solto como um pardal. Infelizmente o cabo e o soldado estão com covid e a viatura está sem combustível por falta de verba.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Freitas

                                        23/12/2020 11:58:33

                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          AMAURI

                                          23/12/2020 12:51:50

                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • G

                                            Guajuvira

                                            23/12/2020 12:51:52

                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          marcio

                                          23/12/2020 11:27:53

                                          A memória do colunista deve estar falhando pois esqueceu de nomes importantes de maus políticos "produzidos" ou importados e alimentados no Rio de Janeiro: Brizola e a família Bolsonaro, por exemplo. Quanto ao Osvaldo Eustáquio, a principal personalidade que deveria sair em sua defesa(Jair Bolsonaro) se omite, faz de conta que não tem nada a ver com o assunto, não move uma palha para socorrê-lo quando mais precisa.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            FERNANDA DERENLANYJ MARTINS

                                            23/12/2020 11:18:44

                                            Esse comentário foi removido pelo usuário

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              GRU

                                              23/12/2020 11:08:58

                                              Só não vem com essa história de séculos. O Brasil tem e pode mudar já. Mas tem que abandonar essa cultura de corrupção do estado e não precisa esperar mais um século para isso. Conversa mole de juiz

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • F

                                                Flavio Teixeira

                                                23/12/2020 12:41:00

                                                É mesmo? Experimente tombar um caminhão com cerveja e outro com pás, enxadas, carrinhos de mão e livros, Qual carga vai ficar intacta? É cultura, é educação, é respeito, é retidão, é decência...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              RPM

                                              23/12/2020 10:00:58

                                              Os cariocas sempre se acham "ESPERTOS" mas aos poucos vão sendo pegos.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                ROBERTO

                                                23/12/2020 9:54:36

                                                Lamento dizer mas o rio de janeiro vai ter mais políticos preso esse Eduardo pães também não e boa bisca

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Mário Kume

                                                  23/12/2020 7:52:25

                                                  O país inteiro transformou o cenário político à vergonha mundial. Se tivessemos políticos com salários baixíssimos e acima de tudo sem possibilidade de barganhas e roubalheiras eles tinham sumido há muito tempo. A grande culpa é do eleitor, simplesmente assim...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • L

                                                    Luisa

                                                    23/12/2020 10:49:16

                                                    A culpa não é do eleitor, pois não temos a menor ingerência no processo de escolha dos candidatos. Somos obrigados a votar e votar em candidatos que nos empurram goela abaixo.. Nossa "democracia" é fake. Mas podemos torná-la mais autêntica com voto distrital PURO, candidaturas independentes, voto facultativo e recall de eleitos que não cumpram o que prometem.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Raffael Favarim Vendrametto

                                                  23/12/2020 7:04:14

                                                  Tirem esse Alexandre Garcia da Gazeta do Povo por favor.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  2 Respostas
                                                  • I

                                                    IvoHM

                                                    23/12/2020 12:51:55

                                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    RPM

                                                    23/12/2020 9:58:33

                                                    Esse deve pertencer a esquerdalha.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • E

                                                  Eleide Santana Oliveira

                                                  23/12/2020 1:59:50

                                                  Está difícil viver no Brasil com estes componentes do STF.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • B

                                                    Bingo Two

                                                    23/12/2020 1:53:31

                                                    Povo que de experto não tem nada!!! Leva "volta" desde 1960.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.