• Carregando...
moro - lula
O senador Sergio Moro (União Brasil-PR).| Foto: Pedro França/Agência Senado.

O primeiro assunto de hoje é a denúncia oferecida pela vice-procuradora-geral da República Lindôra Araujo contra Sergio Moro. A relatora já está escolhida: é a ministra Cármen Lúcia. Imediatamente, assim que se soube que Sergio Moro teria dito que Gilmar Mendes vende habeas corpus, o advogado do ministro encaminhou esse pedido à PGR, imediatamente o caso seguiu para o Supremo e já tem relator. É tudo muito rápido quando se trata de ministro da própria casa, mas o serviço público é gerido pela moralidade, diz o artigo 37 da Constituição, ou tratamento igual para todos, e há muita gente esperando há anos o desfecho de seus casos no Supremo.

Também acho isso estranho porque o artigo 53 da Constituição diz que senadores e deputados são invioláveis por quaisquer palavras. E aí surge uma outra questão: o também senador Jorge Kajuru, outro dia, disse que Gilmar Mendes vende sentenças e isso estava para ser arquivado. Só que agora daria muito na vista esse contraste, e então a vice-procuradora Lindôra Araújo desistiu de arquivar o caso e encaminhou também ao STF a denúncia de calúnia por parte desse outro senador. E a Gazeta do Povo lembrou que André Janones, na época da discussão sobre Brumadinho, aquele desastre que matou tanta gente, chamou Gilmar Mendes de “canalha” quando o ministro concedeu habeas corpus para o presidente da Vale, e não aconteceu nada. São essas coisas estranhas que a gente vê no Brasil de hoje.

Lula e ministros no modo “metamorfose ambulante”

As idas e vindas não acontecem apenas no Judiciário, mas no governo também. O presidente Lula um dia defende a Rússia, agora condena a invasão do território ucraniano. O seu ministro da Fazenda volta atrás e não vai mais taxar as compras de varejistas chinesas abaixo de US$ 50. O próprio governo deve estar confuso sobre o que fazer e sofre um grande desgaste com isso.

Nova pesquisa lança mais dúvidas sobre segurança de vacinas

Mais um aviso sobre vacinas. Eu estava lendo aqui uma reportagem escrita por um físico e um médico da Austrália sobre uma pesquisa com 44 ratas e macacas. Essas fêmeas receberam a vacina; a perda gestacional dobrou, e também aumentaram a anormalidade fetal e a concentração de nanolipídios nos ovários, o que interfere no seu funcionamento. Aí eles perguntam: se está acontecendo isso com fêmeas dessas espécies, que têm uma genética parecida com a nossa – não somos muito diferentes dos ratos, eu acho que temos mais de 90% de semelhança genética, e mais ainda com os macacos, primatas como nós – podemos dizer que a vacina é segura para humanas? São questões que só agora estamos discutindo, parece que agora, sim, estão se preocupando.

Portugueses preparam manifestações contra Lula

Para encerrar, já que estou em Lisboa, há um partido político aqui – o Chega, que é liderado pelo deputado André Ventura, chamado de “Bolsonaro de Portugal” – que vai fazer oposição ao presidente Lula, que virá aqui no dia 25 de abril. Interessante: o partido de um país europeu vai fazer oposição a um presidente sul-americano, fazendo reuniões e preparando manifestações contra Lula no parlamento e nas ruas de Lisboa.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]